TATYANA

Diocese de Cajazeiras lança publicação comemorativa do seu centenário

161
AM3 – 250×250

livro-diocese_450x600_450x600

A Diocese de Cajazeiras lançou uma revista comemoraria do seu centenário de criação e instalação, após as comemorações que aconteceram entre fevereiro de 2014 e Junho de 2015, e que culminou com uma grande concelebração, no último dia 27, na Rua Juvêncio Carneiro e encerramento da peregrinação de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Diocese e inauguração do Marco do Centenário entre a Catedral e o Palácio Episcopal. A revista teve uma tiragem de mil exemplares.

Segundo Dom José González Alonso, no editorial inicial, a revista denominada de “Edição Comemorativa do Centenário da Diocese de Cajazeiras”, comemorativa do Jubileu Centenário, fala do passado e do presente, em um registro histórico importante da Diocese de Cajazeiras, desde sua criação até o dias atuais, com uma homenagem a todos que precederam, como bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que colocaram os alicerces e foram construindo a Igreja viva da Diocese.

A revista também traz um histórico completo das atuais 61 Paróquias, com fotografias das Igrejas e capelas. Inicialmente eram 09 paróquias. Hoje são 61. A publicação também traz um pouco da história do Padre Rolim e que teve como responsável pela pesquisa, o Padre Raimundo H. Rolim.

Denominado do “Os Antecedentes”, o padre Antonio Luiz do Nascimento foi o responsável pelo texto que falou sobre a história e fatos marcantes da Diocese. “Segundo ele, a saga do Padre Rolim nesses rincões paraibanos preparou sem dúvida, o terreno para a semeadura do desenvolvimento, que propiciou a criação da Diocese, que fez 100 anos.

A publicação também traz um relato sobre Papas e Bispos da Diocese, Clero da Diocese, Seminário Nossa Senhora da Assunção e Congregações Religiosas: Instituto Jesus Missionário dos Pobres; Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; Irmãos da Sagrada Face; Irmãs da Sagrada Face; Irmãs Franciscanas de Dellingen; Irmãs Missionárias da Apresentação de Nossa Senhora; Irmãs Missionárias da Sagrada Família; Irmãs Escolares de Nossa Senhora; Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria; Irmãs do Bom Conselho; Filhas de Santa Tereza e Irmãs Missionárias Carmelitas, além de eventos do Centenário e uma homenagem ao bispo atual Dom José González Alonso, pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.