Deputado Jeová Campos propõe a instituição da Medalha Padre Rolim na ALPB


O deputado Jeová Campos (PSB) propôs à Assembleia Legislativa da Paraíba, através de um Projeto de Resolução, a instituição da Medalha “Padre Inácio de Sousa Rolim”, que será destinada especificamente a personalidades de destaques na área da Educação e para religiosos.

Ele disse que atende ainda a manifestações públicas recebidas do município de Cajazeiras, a exemplo da OAB, CDL, Associação Comercial Industrial, Câmara Municipal e do Sindibens.

Conforme explanou o deputado, Padre Rolim nasceu em 1800 em Cajazeiras onde após estudar fora retornou ao município, construiu uma escola que tratou do domínio do conhecimento e da revolução pelo conhecimento, cujo trabalho serviu de exemplo e atraiu até o olhar de D. Pedro II, que chegou a convidá-lo para ser professor do Colégio D. Pedro no Rio de Janeiro.

“Mais do que ter sido professor de altas personalidades, Padre Rolim falava dez línguas, escreveu o tratado de História do Direito Natural. Pelo domínio do conhecimento construiu uma cidade. Cajazeiras é a cidade que ensinou a Paraíba a ler, sabemos que não foi assim, mas essa é uma referência muito forte porque Cajazeiras foi construída a partir de uma escola. Esse reconhecimento é muito mais pelo seu fundador”, justificou.

Conforme o deputado, Padre Rolim morreu aos 99 anos deixando para os sertanejos uma lição importantíssima que jamais morrerá: a de que a escola transforma.

“Enquanto muitos hoje falam em armas, há 200 anos ele falava sobre o domínio do conhecimento. Portanto, esta medalha se faz uma justa homenagem e faço um apelo aos demais pares que possamos criar esta honraria para sempre reverenciar a memória de Padre Rolim”, concluiu.

CCJ

Já o deputado estadual Júnior Araújo (Avante), membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa da Paraíba, comemorou a aprovação do Projeto de Resolução que institui a Medalha Padre Rolim a ser concedida às personalidades que se destacarem no cenário educacional.

“Em reunião da CCJR, aprovamos, por unanimidade, o Projeto de Resolução Nº 16/2019, de autoria do deputado Jeová Campos e que teve minha relatoria, que cria a comenda para homenagear religiosos e educadores no âmbito do Estado da Paraíba, sob o nome do filho mais ilustre de Cajazeiras, o Padre Rolim. Em breve a matéria deve ir a plenário,” frisou.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *