Crianças com deficiência recebem atendimento odontológico especializado na UFCG


Após a implantação do serviço de saúde bucal para pacientes do Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh, mais um benefício chegou para a população infantil de Cajazeiras e região. A partir de agora, as crianças com necessidades especiais contam com um atendimento especializado em odontologia. Os procedimentos são feitos na Clínica Escola do curso técnico em saúde bucal da UFCG.

Trata-se de um projeto inédito, já que as crianças especiais não contavam com esse tipo de tratamento especializado nas redes municipal e estadual, segundo afirmou a odontóloga e professora da UFCG, Alana Kelly Maia. Pacientes egressos do Hospital Universitário Júlio Bandeira são encaminhados para a clínica. Os atendimentos também são realizados através de marcação e podem ser viabilizados pelas unidades básicas das localidades onde os usuários residem.

“Os pacientes especiais que moram nessa região são muito carentes desse atendimento. Na verdade, não tenho conhecimento de nenhum serviço desse tipo em outra unidade. Somos pioneiros. Esse projeto está sendo feito em parceria com o HUJB e o objetivo é proporcionar a essa população uma atenção especial”, contou.

Durante os atendimentos, é preciso que uma equipe forneça o suporte apropriado, principalmente nos casos em que os pacientes sofrem de paralisia cerebral e não atendem a comandos. Por conta disso, a dentista atua em parceria com a técnica em saúde bucal do HUJB, Rosenilde Alcântara, profissional que já desenvolve um trabalho de prevenção e orientação para os pacientes do Hospital Universitário em Cajazeiras.

A dona de casa Maria da Conceição Faellifa, de Cajazeiras, explicou que o atendimento está sendo um grande diferencial na vida do filho de sete anos. José Adrian Gomes sofre de paralisia cerebral desde o nascimento e precisa de uma atenção maior. “Esse serviço chegou no momento em que ele estava precisando demais. No posto de saúde não há esse cuidado que eles têm aqui. É muito importante para ele”, falou.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *