Padre Acácio Cartaxo

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

ACÁCIO CARTAXO ROLIM

Cajazeiras (PB), 29/09/1912 – Patos (PB), 08/05/2011


Cônego Acácio Cartaxo Rolim. Sacerdote do século XX. Pároco e educador nas Dioceses de Cajazeiras e Patos – 1936 – 2002! Nasceu em Cajazeiras, na Rua Padre Rolim, hoje, Rua Amélio Estrela Dantas Cartaxo, nº 113, em 29 de setembro de 1912.

Filho do casal Amélio Estrela Dantas Cartaxo e Josefa Cartaxo Rolim. Ela, Josefa, é neta do Comandante Vital de Sousa Rolim, o qual é filho de Antônia Tereza de Jesus de Sousa Rolim, irmã de Padre Rolim, filha de Ana Francisca de Albuquerque, Mãe Aninha, casada com Vital de Sousa Rolim, fundador de Cajazeiras.

Cônego Acácio Cartaxo Rolim é descendente em linha direta da família Rolim, herdando do Padre Rolim, a vocação de sacerdote e educador, ademais a longevidade.

Fez o curso primário e o primeiro ano de ginásio no Colégio Diocesano Padre Rolim. Foi para o Seminário Arquidiocesano na capital do Estado em 1926. Concluiu aí o ginásio e fez os cursos de Filosofia e Teologia, terminando em 1936.

No dia 6 de dezembro de 1936, foi ordenado sacerdote, na primitiva Igreja Matriz e Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras, sendo Bispo Dom João da mata do Amaral. No dia 8 de dezembro, consagrado a Nossa Senhora da Conceição, celebrou a sua primeira missa solene cantada na dita Matriz, onde foi batizado.

Exerceu com grande eficiência as seguintes funções: vigário cooperador nas paróquias de Pombal, Sousa e Patos por oito anos (1938-1946); professor, nos colégios Padre Rolim, em Cajazeiras, em 1937, e n Diocesano de Patos, e do Cristo Rei das Freiras do Amor Divino por quinze anos, sendo também vice-diretor do Colégio Diocesano e Capelão das Freiras (1945-1960); pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Malta, diocese de Patos, por 42 anos (1960-2002).

Cônego Acácio Cartaxo Rolim fez sua história em vida pra que, deixando a vida um dia, a história se fizesse. Morreu na madrugada do domingo, 8 de maio de 2011, aos 98 anos de idade. Padre Acácio, como era mais conhecido, estava internado há cerca de duas semanas, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Patos, onde faleceu por volta das 04h30.

O corpo de Padre Acácio foi velado em sua residência, por trás da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Malta, cidade onde passou seus últimos dias de vida. Na segunda-feira (9) foi celebrada missa de corpo presente na Igreja Matriz da cidade, onde Padre Acácio foi sepultado.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *