Comentando a Copa do Mundo (1)


Amigos do futebol, tenho me pregado a minha poltrona do vovô e assistido a todos os jogos da Copa do Mundo, e mais, tenho também visto alguns destas reprises para observá-los mais atentamente. Alguma novidade? Para este analista, confesso, nenhuma. Já sabíamos que as seleções viriam, taticamente organizadas, para evitar surpresas dos seus adversários. Ou seja, bem fechadinhas e estudando o adversário para depois propor o jogo, foi isso que aconteceu em 99% das partidas que vimos. Até mesmo a Rússia que massacrou a Arábia Saudita por 5 a 0 na primeira rodada, não saiu inicialmente para o jogo de forma precipitada.

Analisando os grupos veremos que: No grupo A, a Rússia fez o dever de casa e mesmo não tendo recebido a devida atenção da imprensa internacional, se classificou sem nenhuma dificuldade e vai decidir com o Uruguai a primeira colocação do grupo.

No grupo B, nenhuma surpresa para as supremacias de Portugal e Espanha que deverão brigar pelo saldo de gols para definir a primeira posição deste, salvo a zebra de Irã que se vencer Portugal na última rodada manda Cristiano Ronaldo para casa mais cedo. Nos demais grupos, até o fechamento desta coluna, tínhamos apenas os resultados da primeira rodada.

Assim podemos falar que: no grupo C, França e Dinamarca confirmaram os seus favoritíssimos quando venceram os primeiros jogos; no grupo D, a briga vai ser boa entre a Croácia, Argentina e Islandia; no grupo E, Sérvia saiu na frente vencendo a Costa Rica enquanto que Brasil e Suíça empataram; no grupo F, surge o México como potência após vencer a Alemanha, e a Suécia que derrotou a Coréia do Sul, vai ser duríssima essa classificação; no grupo G, sem novidades, Inglaterra e Bélgica não deverão encontrar resistência por parte dos adversários, Tunísia e Panamá e deverão passar a próxima fase da Copa do Mundo.

Três seleções, até o fechamento desta coluna já estavam eliminadas das oitavas de finais, são elas: Egito, Arábia Saudita e Marrocos. Cristiano Ronaldo é o principal artilheiro com 4 gols. Alemanha foi a grande decepção da primeira rodada quando fora derrotada pelo México, 1 a 0, enquanto que Brasil e Argentina receberam duras críticas pelo futebol que ambas apresentaram nos seus primeiros jogos quando dos seus empates.

De resto, a Copa do Mundo não apresentou até agora nenhuma novidade tática, mas o que vale mesmo é a fenomenal presença da torcida em todos os jogos até aqui o que vem lotando os belos estádios russos. É hoje.

Brasil – Depois a decepção da estreia quando empatou com a seleção da Suíça, o Brasil volta a campo hoje e espera-se que jogando com a fraquíssima seleção de Costa Rica o time de Tite possa desencantar da péssima partida da primeira rodada. Aliás, em rápida analise, quem é o armador desta seleção? Aquele 10 que fazia a bola chegar ao seu companheiro quase sempre na cara do goleiro adversário? Tem não, essa é a minha avaliação. Tem mais um agravante, com Neymar querendo a bola somente em seus pés, vai ficar dramática a situação da canarinha na Copa. É ver para crer.

Bem demais – Quem foi sensacional na primeira rodada da Copa do Mundo foi o selecionado Mexicano que em uma partida fantástica quanto a parte tática derrotou até então a toda poderosa seleção da Alemanha. Comandados pelo treinador Osório que passou pelo São Paulo, os mexicanos deram uma lição de aplicação contra os alemãs e o 1 a 0 foi até pouco para os gols que foram desperdiçados pelos atacantes do México. Agora é esperar para se observar como se comportará o selecionado mexicano contra os seus outros adversários.

BOLA DENTRO – Para os estádios superlotados na Copa do Mundo da Rússia. Quem como nós está acompanhando a os jogos já deu para observar que o torcedor veio á Rússia com muita vontade. NOTA 10!

BOLA FORA – Para a estreia da seleção brasileira no 1 a 1 contra a limitada Suíça. Faltou: futebol, raça e vontade de vencer. Foi uma atuação bisonha somada a apatia do treinador Tite e suas horrorosas substituições. NOTA 0!

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *