Ciclo de palestras marca Agosto Dourado no Hospital Universitário Júlio Bandeira

Mês é dedicado a debates sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês

COISAS DE CAJAZEIRAS
O DOURADO SE REFERE À DEFINIÇÃO DA OMS PARA O LEITE MATERNO / FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Rede Ebserh, realizou nesta sexta-feira, dia 24, um ciclo de palestras sobre amamentação em alusão ao Agosto Dourado, mês em que é lembrada a importância do leite materno, considerado alimento de ouro para a saúde dos bebês. A equipe fez a entrega de material informativo e também foram exibidos vídeos educativos sobre o tema nas recepções do Pronto Atendimento e da Saúde da Mulher.

Com dois meses de gestação, a jovem Carla Luana da Silva, de 19 anos, ouvia atenta às orientações enquanto aguardava a consulta pré-natal de alto de risco no HUJB devido a oscilações na pressão arterial. Assim como muitas mães de primeira viagem, a estudante ainda tem dúvidas quanto à amamentação e confessou que os desafios dessa fase causam um certo temor. “A palestra ajudou com vários esclarecimentos, mas confesso que tenho medo da amamentação”, disse.

Segundo a enfermeira Michele Diniz, responsável pelas palestras, a intenção é dirimir dúvidas das mamães e proporcionar que outras pessoas sejam multiplicadoras das informações.

“Repassamos dicas importantes para o antes e depois do nascimento dos bebês, como preparação do seio, pega correta e outros cuidados que devem ser seguidos para que este momento seja de satisfação para a lactante e para o bebê”, informou.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto e, em todo o mundo, ocorrem ações em prol da amamentação. Em 2017, o Congresso Nacional instituiu, por meio da lei nº 13.435, o mês do aleitamento materno: o Agosto Dourado. A partir de então, esse período é todo dedicado a informação e debates sobre a importância de amamentar os bebês.

O dourado se refere à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno, considerado alimento de ouro para a saúde dos nenéns. A lei sugere, por exemplo, que prédios públicos sejam iluminados com a cor assim como ocorre em meses como o Outubro Rosa.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

VIA EBSERH

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *