Chuvas fortes assustam moradores do Sertão da Paraíba


chuva_forte-6880

Os moradores dos municípios do Sertão paraibano estão assustados com as fortes chuvas que estão ocorrendo na região com a presença de raios e trovoadas. De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, Carmem Becker, a previsão é de que as chuvas continuem até o fim de fevereiro. A região do Brejo recentemente sofreu com alagamentos e inundações.

Em Cajazeiras (a 476 km de João Pessoa), nessa terça-feira (11), o município registrou 60 mm e foi o suficiente para inundar residências na cidade. De acordo com o tenente Magno, do Corpo de Bombeiros, houve deslizamento de terra em vários bairros da cidade, além de duas crianças que se feriram levemente no desabamento de um muro.

Os municípios mais atingidos pela tempestade são: Poço de José de Moura (95 mm), Mato Grosso (63,3 mm), Cajazeiras (60 mm), Triunfo (52,2), Vieropólis (51,8) e São Francisco (40 mm). “As fortes chuvas chegaram nessa região no fim de semana e seguem até o final do mês. É comum que as chuvas localizadas com características de trovoadas cheguem no verão. Mas são casos isolados com cerca de 65 milímetros de água”, explica Becker.

Segundo a previsão da Aesa, as chuvas da madrugada desta quarta-feira (12) foram moderadas, entre 95 mm a 40 mm, mas com forte descarga elétrica. Ainda conforme a meteorologia, as chuvas podem ocorrer a qualquer momento. “Mesmo que a temperatura esteja elevada, as chuvas isoladas podem chegar ao Sertão do estado”, explica Carmen.

De acordo com Carmen, as precipitações registradas este mês pela Aesa não geraram acúmulos importantes nos açudes, mas permitirão melhores recargas. Dos 123 reservatórios monitorados pela Aesa, 59 açudes estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total. Outros 30 possuem menos de 20% e 34 estão em situação crítica, com menos de 5%.

Previsão do Tempo – Nesta quarta-feira (12), o céu deverá variar entre claro e parcialmente nublado em todo o Estado. Na região do Sertão, são esperadas chuvas no final do dia. Confira o prognóstico climático detalhado para cada região.

Litoral Sol entre algumas nuvens. Possibilidade de chuvas fracas em pontos isolados. Max.: 30°C

Min.: 24°C

Brejo Sol entre algumas nuvens. Possibilidade de chuvas rápidas em pontos isolados. Max.: 29°C

Min.: 20°C

Agreste Céu claro a parcialmente nublado. Max.:30°C Min.:20°C
Cariri/Curimataú Nebulosidade variável. Possiblidade de ocorrência de chuvas em pontos isolados. Max.: 33°C

Min.: 20°C

Sertão Céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas no final do período. Max.: 36°C

Min.: 22°C

Alto Sertão Céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas isoladas no final do período. Max.: 35°C

Min.: 21°C

PORTAL CORREIO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *