CDL, Associação Comercial e Sindibens articulam construção de IML para Cajazeiras


cansados-d294

A classe empresarial de Cajazeiras vai tentar repetir o sucesso da campanha que ela liderou em 2007 para construir e equipar o laboratório de Anatomia do curso de Medicina do campus local da UFCG, sendo que dessa vez o objetivo é construir e equipar um IML (Instituto Médico Legal).

Nessa segunda-feira (16), membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços (Sindbens) e da Associação Comercial e Industrial se reuniram para iniciar as discussões acerca do projeto.

A ideia é novamente mobilizar empresários, mas também outros setores da sociedade civil organizada e a população em geral. Uma nova reunião foi marcada para acontecer ainda nesta semana com intuito de atrair mais participantes e já definir de que maneira a campanha acontecerá.

Em 2007, mesmo antes do campus da UFCG de Cajazeiras ser contemplado com o curso de Medicina, essas mesmas entidades de classe realizaram uma campanha junto aos empresários e com a colaboração da prefeitura e conseguiram construir e equipar um laboratório de Anatomia com uma área coberta de 300 m², no valor de R$ 130 mil reais.

IPC – Em outubro deste ano Cajazeiras ganhou a sede do 5º Núcleo de Polícia Científica para amenizar os problemas relacionados à demora dos corpos no local da morte, que em alguns casos chegava até 12 horas. Essa demora acontecia porque não havia peritos na região e era preciso aguardar os profissionais da cidade de Patos, que fica a cerca de 170 km de distância.

Com a abertura do 5º Núcleo, a cidade ganhou cinco peritos que trabalham 24 horas por dia e todos os dias da semana. São eles que liberam os corpos para serem enviados ao IML de Patos, onde os laudos de óbito são emitidos. Contudo, ainda pode haver casos com certa demora na liberação porque os peritos atendem 40 cidades do sertão da Paraíba. Diante dessa realidade, a existência de um IML em Cajazeiras é necessária para que os corpos não precisem mais ser enviados a Patos.

COM INFORMAÇÕES DO CZN

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *