Categorias
ESPIRITUALIDADE

Bispo de Cajazeiras divulga orientações pastorais para a celebração de Pentecostes

ESPIRITUALIDADE

O bispo de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, divulgou, na terça-feira (26) novas orientações pastorais, desta vez para as celebrações da Vigília e da Solenidade de Pentecostes, além do encerramento do Mês Mariano.

Conforme o documento, as celebrações acontecerão sem público, em consonância com as orientações emitidas anteriormente pela Diocese. “Continuaremos, temporariamente, celebrando a liturgia, sem a participação direta dos fiéis, utilizando-se dos meios de comunicação para sua transmissão”, destaca.

O bispo orienta que cada paróquia celebre a Vigília de Pentecostes no sábado, dia 30. Nas cidades que existirem mais de uma paróquia, a celebração deve ser unificada e as paróquias devem se integrar nas transmissões da celebração por meio das mídias sociais e das emissoras de rádio. A mesma orientação é dada aos padres que responderem por mais de uma paróquia: “Os padres que prestam assistência a mais de uma paróquia, celebrem a Vigília em uma das paróquias e integrem na transmissão as mídias sociais à disposição para que todos os fiéis participem”.

Os celebrantes deverão seguir o roteiro previamente organizado pela Comissão Diocesana de Liturgia e publicado juntamente com as novas orientações, podendo adaptá-lo à realidade de cada paróquia.

Dom Francisco ainda enaltece que “[…]o dia de Pentecostes seja celebrado com a máxima dignidade e júbilo em todas as Paróquias, segundo as indicações da Sagrada Liturgia e que a celebração seja transmitida pelos meios de comunicação à disposição”.

Para o encerramento do Mês Mariano, o bispo orienta que este seja feito ao final da celebração da Vigília de Pentecostes, no momento da “saudação à Virgem Maria”. Já para as paróquias que optarem por celebrar o encerramento do Mês Mariano no domingo, 31, Dom Francisco de Sales pede que “seja realizado em horário específico, no contexto de uma celebração própria, desvinculada da Liturgia da Missa da Solenidade de Pentecostes”.

O bispo ressalta que “no contexto atual, seja discernida e avaliada por cada sacerdote, ouvindo as autoridades sanitárias de cada município e em consonância com as mesmas, a indicação dada para o dia do encerramento do mês Mariano nas orientações de 27 de abril: “adotando os cuidados necessários no que se refere a aglomeração de pessoas, a imagem da Virgem Maria percorra as ruas da cidade e comunidades, unindo toda a Paróquia em oração, com Maria, à espera do Espírito Santo” e suplicando com fervor o fim da pandemia”.

“Supliquemos a Ele, “Senhor que dá a vida”, que venha em nosso auxílio, habite como “doce hóspede” em nossos corações e seja para todos nós, neste tempo de prova o “bálsamo de nossas feridas”, doando-nos como fruto a paz que tanto aspiramos”, finalizou Dom Francisco de Sales.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD DOS DOCUMENTOS:

Por REDAÇÃO

SUGESTÃO DE PAUTA: coisasdecajazeiras.pb@gmail.com - (83) 98822-0095

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *