Baixo volume de água em Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz preocupa população sertaneja


O baixo volume de água armazenada nos dois principais açudes do município de Cajazeiras – Lagoa do Arroz e Engenheiro Ávidos – tem causado preocupação nas autoridades a entre a população da região.

No açude Engenheiro Ávidos, localizado em Boqueirão de Piranhas, na porção sul do município e divisa com São José de Piranhas, a situação é dramática. Boqueirão, que abastece Cajazeiras e regula o volume de água no açude de São Gonçalo, tem capacidade para armazenar 255 milhões de metros cúbicos, está com apenas 93 milhões, ou apenas 36,5% de água.

Já no açude Lagoa do Arroz, localizado na porção noroeste do município, na divisa com os municípios de Bom Jesus e Santa Helena, o manancial, que tem capacidade para 80 milhões de metros cúbicos, está com apenas 37,8 milhões de metros cúbicos, apenas 47% de água.

O baixo índice pluviométrico da região, ao lado do consumo de água e a sua liberação para a perenização de rios e irrigação de plantações, bem como a evaporação nestes meses mais quentes do ano, são apontados como as principais causas do baixo volume dos açudes.

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *