Associação presta acompanhamento a autistas da região de Cajazeiras


Cajazeiras conta com uma associação voltada para o acompanhamento e desenvolvimento de autistas da cidade e região.

Segundo Gerlândia Claudino, a presidente da entidade, que funciona na Travessa São Vicente, no centro da cidade, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras (APAACZ) trabalha com 25 crianças, sendo que este número vem aumentando muito, inclusive tem mais quatro aguardando uma vaga.

A segunda-secretária da entidade, Elida Marques, mãe de autista, disse que a sua vida mudou completamente desde que começou a frequentar a associação. Ela disse que o diagnóstico da doença foi tardio, já que muitas vezes os próprios pais e familiares demoram a perceber que o filho precisa de ajuda.

O mesmo depoimento foi dado pela Sra. Francelma, que também tem um filho na entidade. Elas disseram que o que mais incomoda as mães é a incompreensão das pessoas, que olham para seus filhos de forma diferente.

Gerlândia disse que a Prefeitura de Cajazeiras colocou duas funcionárias à disposição da associação, que, inclusive, são mães de autistas, sendo a única ajuda que recebe do Poder Público.

As pessoas que tenham interesse em ajudar, podem entrar em contato com a associação nas redes sociais, com o nome de APAACZ. Os autistas precisam de um acompanhamento multidisciplinar, como profissionais como neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *