Apolônio da Caçamba

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

APOLÔNIO GOUVEIA ROLIM

Ipaumirim (CE), 02/08/1947


No dia 2 de agosto de 1947, no Sítio Melão, no município de Ipaumirim (CE), nasceu o primeiro filho do casal Francisco Gouveia e Stela Matias Rolim.

Quando cresceu, veio para Cajazeiras estudar na casa da avó. Depois vieram os pais e outros irmãos fixar residência nesta cidade.

Começou a trabalhar muito cedo para ajudar os pais no sustento da família, que era numerosa. Os seus estudos foram no Oratório dos Salesianos e teve como diretor o Padre Josias. Também estudou na escola particular da professora Nonata Claudino, que funcionava na Praça João Pessoa, quando teve como colegas Ivan Braga, Antônio Rangel e Marcílio Cartaxo, dentre outros.

Trabalhou como motorista na Prefeitura de Cajazeiras, no Hospital Regional de Cajazeiras e na 6ª Região de Saúde, atual 9ª Gerência Regional de Saúde e lembra que dirigiu para os prefeitos Antônio Quirino de Moura, Epitácio Leite Rolim e Francisco Matias Rolim.

Em 1978, o seu grande amigo e compadre Epitácio Leite Rolim lhe deu uma grande oportunidade, financiando uma caçamba, onde ele trabalhava dia e noite para sustentar a sua família e alcançar o seu maior objetivo, que era a formação profissional dos filhos.

Com esta caçamba, foi um dos maiores transportadores de areia e barro para as construções de Cajazeiras, além de uma mina de piçarra, considerada a melhor da região. Através desta prestação de serviços conquistou um batalhão de amigos.

Na administração de Chico Rolim, lembra que foi adquirido um jipe traçado nas quatro rodas para poder levar o técnico Pedro do Rádio até o Serrote do Quati para fazer a regulagem das antenas que transmitiam o sinal de televisão que vinham de Fortaleza. Ele se orgulha de ter sido, por mais de 35 anos, um zeloso e assíduo servidor da Prefeitura de Cajazeiras.

Apolônio é casado com a professora Maria Zeleide e desta união nasceram dois filhos: a enfermeira Sterlane e o educador físico Allan.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *