Antonio Brasileiro, o homem das bananas


brasileiro

O empresário Antonio Brasileiro de Araújo, conhecido popularmente como Brasileiro, nasceu no Sítio Vaca Morta, em 14 de abril de 1962. Da união de seus pais, Adonias Galdino e Estelita Brasileiro, nasceram nove filhos e, em 1981, ano de seca, transferiu a sua residência para o Sítio Malhada Grande, às margens do Rio Piranhas, onde residem até hoje e é local onde reúne toda a família em ocasiões especiais.

Seu Adonias teve que mandar Brasileiro, aos doze anos, para Cajazeiras com a finalidade de estudar e na escola do Professor Manoel Mangueira Lima, em um ano fez quatro séries, depois foi aluno do Colégio Diocesano Padre Rolim, da Escola Polivalente e concluiu o ensino médio no Colégio Estadual de Cajazeiras. Fez três vestibulares para Agronomia, mas não foi aprovado para em seguida fazer para Geografia na UFCG, mas sequer concluiu o primeiro período.

Durante alguns anos, para poder colocar o filho na escola, Seu Adonias utilizou a casa de parentes para hospedá-lo, a exemplo da de Seu Otílio Pereira, depois passou uma temporada na casa de uma tia, Dona Joaninha, esposa de seu Zé Pequeno, que tinha uma mercearia na Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá e ainda morou com sua avó, Dona Chiquinha Brasileiro.

Foi então que Seu Adonias, sentindo a necessidade de mandar os outros filhos para Cajazeiras, comprou uma casa para dar continuidade aos estudos dos mesmos. Como produtor rural, Seu Adonias vendia banana maçã e queijo de manteiga no comércio de Cajazeiras para manter a propriedade e a família.

Foi então que, no ano de 1975, Brasileiro, que estudava a noite, fez um negócio com o pai para passar a revender a banana e o queijo e utilizava a janela de sua casa para expor os produtos e com lucro comprava carvão e guardava para vender no período das chuvas que o preço era bem melhor.

Juntou algum capital e com ajuda do pai colocou uma pequena mercearia e se não fosse a orientação e a persistência de seu pai teria abandonado os negócios diante das dificuldades encontradas. Estabelecido desde o dia 02 de agosto de 1980, hoje o Supermercado Brasil é detentor da maior área da cidade e com moderníssimas instalações, localizado na zona sul, uma das novas áreas comerciais de Cajazeiras, com imóveis mais valorizados.

Brasileiro tem cerca de 30 funcionários trabalhando em seus negócios e é um dos maiores contribuintes de ICMS do setor varejista de Cajazeiras. Como filho de agricultor, gosta de terra e adquiriu duas propriedades: Belo Monte e Bamburrau, onde cria gado e produz legumes e frutas e é nelas onde respira e se sente bem.

Brasileiro gosta muito de futebol e por mais de dois anos foi goleiro do time mais querido e de maior torcida da cidade: o Atlético de Cajazeiras e foi considerado um dos melhores, nesta posição, que já passou pelo time da paixão de Cajazeiras. Hoje com a camisa 12, continua ajudando o Atlético.

Brasileiro é casado com Gela Brasileiro de Abreu, desde 21 de dezembro de 1985 e tem dois filhos Tahise de Abreu Brasileiro e Thales Brasileiro de Abreu.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *