Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #77

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

É FESTA!

A Prefeitura de Uiraúna anunciou a programação do carnaval de rua que será realizado na cidade, em parceria com a iniciativa privada. A tradicional festa acontece novamente no espaço entre a Praça Padre França e a Praça de Alimentação (em frente ao açougue público). A organização promete para este ano uma festa ainda maior que nos anos anteriores. As principais atrações se apresentam nos dias 2 (sábado), 3 (domingo), 4 (segunda) e 5 (terça) de março. Começando no dia 2 de março, até o dia 5, também haverá o “Percurso Dr. Raimundo Barbosa”, com animação da orquestra de Frevo Dedé de Capitão, fazendo um trajeto pelas principais ruas da cidade.

CORTE DE TERRA

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Joca Claudino, através da Secretaria de Agricultura, Meio-Ambiente e Abastecimento, deu início, ao Programa de Corte de Terras no Município. O cronograma elaborado pela Secretaria teve início pelas áreas que registraram maiores índices pluviométricos e beneficiará todo o município, passando por dez localidades rurais e a sede do município. O objetivo é fortalecer e valorizar a agricultura do município fornecendo meios para que os produtores rurais possam manter as suas culturas e fortalecendo assim a economia do município, uma vez que a agricultura se configura na principal fonte de renda da cidade.

NA ESCOLA

A Equipe do Programa Busca Ativa Escolar de Poço de José de Moura esteve visitando as escolas do município para a realização do levantamento prévio do total de matrículas efetivadas bem como identificar in loco os alunos em situação de evasão. Ainda serão realizadas visitas aos domicílios onde foram identificadas situação de risco no município. Segundo a Secretária de Educação Núbia Moura essas ações são fortes estratégias de enfrentamento as situações de evasão e repetência.

CAVALGADA

A 1ª Cavalgada dos Amigos será realizada neste domingo (27), em Bonito de Santa Fé, com a animação de Galego Aboiador e Dedé Moral. A organização é de Marcelo Laurentino.

PROGRAMAÇÃO

  • 9h00 – Concentração no Sítio Juazeiro (do inesquecível Sr. João Timótio);
  • 10h00 – Benção do Vaqueiro em homenagem ao saudoso Sabino Dias de Almeida;
  • 11h00 – Saída dos vaqueiros;
  • 12h00 – Chegada no Sítio Bonito Velho (Casa Grande).

QUEM DÁ MAIS?

O município de Poço de José de Moura se prepara para realizar vendas através de leilão de bens móveis insensíveis ao patrimônio público. A alienação é estimada em R$ 103 mil em veículos que já não servem mais a frota da prefeitura. Com compras e substituição de veículos novos, a prefeita Aurileide Egídio anuncia que no dia 31 de janeiro de 2019, às 9h, haverá, na Garagem Municipal, a venda destes bens móveis insensíveis ao patrimônio público.

SECA

O prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato, decretou estado de calamidade no município em decorrência da estiagem que atinge as cidades do Alto Sertão paraibano. A medida foi publicada na edição da segunda-feira (21) do Diário Oficial da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba. Para o decreto, o gestor leva em conta a falta de chuvas na região, o que viria prejudicando os plantios e consequentemente a economia para os moradores da cidade, além do baixo nível no poços e reservatórios. Com a medida, que vale por 180 dias, a Prefeitura fica autorizada a realizar ações necessárias de combate à seca, além de desenvolver práticas para amenizar os problemas causados à população.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *