Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #71

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

Melhor idade

A Prefeitura de Carrapateira abriu as festividades da semana do aniversário de emancipação política do município com a realização da 12ª Caminhada do Idoso, com o grupo Alegria de Viver. O evento organizado pela Secretaria de Assistência Social iniciou a partir das 7h da última sexta-feira, dia 7 de dezembro, com a participação de um grande número de pessoas, que percorreu algumas ruas da cidade. O aposentado José Pereira, símbolo da melhor idade e uma pessoa bastante querida na cidade, participou da caminhada e foi homenageado. Zé Pereira foi vice-prefeito e participou de todos os movimentos políticos e sociais de Carrapateira desde a sua fundação, em 1961.

Água

A Prefeitura de Triunfo e o Exército Brasileiro, assinaram o termo de entrega e recebimento de mais um poço equipado com motor bomba, caixa de armazenamento e dessalinizador onde terá uma água de boa qualidade para o consumo humano. O poço está localizado no Bairro Francisco Liberato, onde atenderá não só aquele comunidade, mas todas as localidades adjacentes com água potável e de excelente qualidade.

Direitos

Para a construção de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, a Prefeitura de Bernardino Batista realizou a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Seguindo o tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o encontro foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. As discussões que foram realizadas em Bernardino Batista, assim como nos demais municípios brasileiros, fazem parte de uma das quatro etapas estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que são: conferências livres, municipais, estaduais e distrital e nacional. Essas discussões estão sendo realizadas no país desde janeiro de 2013 e vão até outubro de 2019. As propostas consolidadas farão parte da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (XI CNDCA). A etapa nacional da XI CNDCA acontecerá em outubro de 2019, em Brasília, e reunirá um conjunto de propostas resultantes das demais etapas conferenciais. As propostas priorizadas na etapa nacional influenciarão na elaboração de políticas públicas, projetos de lei e demais instrumentos e ações voltadas a promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

LGBT

Uiraúna ganha um militante LGBT pela primeira vez  em defesa dos direitos humanos. O nome de Gerson Nogueira já era esperado para representar a comunidade em defesa dos direitos humanos devido a grande influência política. O mesmo é presidente municipal do PSOL. Gerson Nogueira foi escolhido pelo movimento Mel Espírito Lilás, um dos maiores da Paraíba.

Réveillon

A festa de Réveillon em praça pública em São José de Piranhas vai ser animada por Rafinha do Arrocha, Édson Vieira e Romário Freitas. O anúncio foi feito pelo prefeito Chico Mendes (PSB) na sua conta oficial no Instagram e Facebook. O show acontece tradicionalmente na Praça Domingos Leite, em frente a Prefeitura Municipal. Na festa da virada também deverá contar com a tradicional queima de fogos, como tem sido feito em anos anteriores.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *