Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #65

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

TATYANA
0
AM3 – 250×250

[mark]BELA VOZ[/mark] Assim como diversas adolescentes talentosas espalhadas por cada recanto deste país, Roberta Felina Lacerda Alencar, 15 anos, sonha em fazer sucesso, através da música. Com 13 anos de idade, Roberta Felina começou a tocar violão em Bonito de Santa Fé. Mas, os primeiros passos no mundo musical e os primeiros contatos com instrumentos surgiram aos 9 anos de idade, quando ele ganhou uma clarinete e uma saxofone, instrumentos que ela também sabe tocar. As dificuldades para vencer na vida, através da música, são imensas, mas, isso serve apenas de combustível para a jovem, que acorda logo cedo e já pega seu violão para treinar e quem sabe um dia conhecer e tocar ao lado de Simone e Simaria, de quem a Roberta é fã.

[mark]OUTUBRO ROSA[/mark] A Prefeitura de Carrapateira, juntamente com a Secretaria de Saúde do Município, realizou uma série de atividades durante evento em alusão à campanha Outubro Rosa. O objetivo da ação é conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, que pode aumentar as chances de cura.

[mark]ROTA DO SOL[/mark] O Grupo Pisada do Sertão, de Poço José de Moura, e a equipe batistense que vão receber a Rota do Sol, se reuniram esta semana na biblioteca do Consórcio Municipal de Bernardino Batista. O encontro abordou o objetivo do maior evento cultural da região, além da formação das equipes e comissões que irão articular o evento. O evento cultural Rota do Sol acontecerá na região do Vale do Rio do Peixe, Alto Sertão paraibano, no período dos finais de semana de 23/11 a 02/12 e contemplará com eventos culturais as cidades de Poço de José de Moura, Bernardino Batista, Uiraúna, Joca Claudino, Triunfo e Cajazeiras e contará com a participação de grupos e visitantes agitadores culturais de várias partes do Brasil e do mundo.

[mark]CAMPEÃS[/mark]  A equipe de futsal feminina de Uiraúna, SDU, participou do 1º Torneio de Futsal Feminino em Icozinho (CE). As meninas de Uiraúna chegaram à final da competição jogando contra a equipe Ceere, do Icó. A equipe do Ceará venceu a de Uiraúna pelo placar de 4 a 0. As meninas contam com os treinadores Sidney e Sérgio de Bodinho. A equipe uiraunense ficou feliz pela segunda colocação na competição.

[mark]MULTA[/mark] A Prefeita de Carrapateira recebeu multa por descobrimento contábil. Um acórdão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba julgou regular com ressalvas as contas do exercício financeiro de 2017 da prefeita Marineide Pereira. Houve aplicação de multa pessoal à gestora no valor de R$ 3 mil pelo descumprimento das formalidades de natureza contábil, financeira e orçamentária, bem como, por infração às normas exigidas pela Constituição Federal do Brasil, bem como, a Lei Orgânica do TCE-PB.

[mark]BANCO DO BRASIL[/mark] Uma reunião foi realizada na sede do Consórcio Intermunicipal da Nascente do Rio do Peixe, com prefeitos da região e representantes do Banco do Brasil em Uiraúna. Estiveram no encontro, além do prefeito de Uiraúna, Bosco Fernandes, o prefeito de Bernardino Batista, Gervázio Gomes, e a prefeita de Joca Claudino, Jordhanna Lopes. No encontro ficou definido que será realizada uma audiência pública que pretende mobilizar a população, o setor empresarial e comercial, representantes do estado, representantes do setor de segurança pública, e agentes políticos dos municípios impactados. A agência do Banco do Brasil de Uiraúna foi alvo de uma quadrilha fortemente armada e teve sua estrutura comprometida por uma explosão. Até o momento, nenhum envolvido foi identificado ou preso e nem houve sinalização por parte do Governo do Estado sobre o aumento do contingente de policiais na cidade ou investimentos para segurança pública da região.

[mark]ROMPIMENTO[/mark] A vice-prefeita de Cachoeira dos Índios, Guia da Farmácia, revelou os motivos que a levaram a romper com o prefeito Allan Seixas. Segundo Guia, o atual gestor não teve compromisso com ela e nem a população desde que assumiu a prefeitura. Guia da Farmácia acrescentou ainda que o prefeito é individualista, mas, ele por ser novo deve aprender muito. A vice-prefeita se queixou que durante a campanha Alan prometia que ela teria uma sala na prefeitura para atender, mas, nunca apareceu esse espaço. E ainda tachou o gestor de fraco, dando uma nota 2 a sua administração numa escala de 0 a 10.

[mark]ROTA[/mark] O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, foi denunciado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por violar a Lei de Licitações mediante contratações diretas decorrentes de fracionamento irregular de despesas e com dispensa de prévio processo licitatório, sem amparo legal. A denúncia, encaminhada ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), diz que, em 2017, o prefeito dispensou indevidamente licitação e promoveu um contrato direto com um fornecedor pagando o valor de R$ 16.560,05. De acordo com o MPPB, com a conduta, o prefeito violou a regra obrigatória da licitação, mantendo intacto o preço proposto pelo fornecedor, quitando em patamar máximo a margem de lucro por ele auferida.

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.