Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #60

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

BR-434 Os recursos para a restauração da rodovia BR-434, que liga Uiraúna até de Poço Dantas, já estão assegurados. Foi o que garantiu o superintendente do DNIT Francisco Pereira de Lacerda Filho. Ele esteve visitando o município de Poço Dantas, onde está sendo feito um serviço de melhoria num trecho de terra da rodovia que fica entre a cidade e o distrito de Tanques. O trecho tem cerca de 14 quilômetros e está recebendo uma camada de material que irá melhorar muito as condições de tráfego. Atualmente, em alguns pontos, a pista está tomada de buracos, principalmente entre a cidade de Uiraúna e distrito de Areias. Esse problema tem dificultado bastante o tráfego de veículos, inclusive tem causado vários acidentes.

ORÇAMENTO A Prefeitura de Bernardino Batista promoveu uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, para apresentar à comunidade a Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2019. Com a população presente no plenário da Câmara, dentre elas representantes da sociedade civil organizada, deu-se início à audiência com a palavra da secretária de administração e finanças, Solange Gomes, e do chefe do departamento de empenho Lindomarcos Gomes que apresentou vários quadros com números de receitas e despesas programadas para o próximo ano.

CALÇADÃOA Prefeitura de São João do Rio do Peixe conseguiu, com o Governo do Estado, diversas obras para o município. Entre elas, o calçamento de todo bairro da Gruta, obra já iniciada e bem adiantada. No bairro da Gruta a primeira rua está praticamente concluída. A Prefeitura deu início a reforma dos canteiros das principais ruas da cidade, dando uma visão mais decente e uma melhor visibilidade a algumas ruas. O contorno da saída para Cajazeiras e Marizópolis foi o ponto inicial para as mudanças da paisagem urbanísticas, seguido da Rua José Henrique Sobral e outras que estão sendo melhoradas. Há alguns dias, o prefeito anunciou a reforma do Mercado Público Municipal e a construção de uma calçadão ao redor do antigo prédio construído em 1907.

SETEMBRO AMARELO Pensando em promover a prevenção e oferecer boa saúde psicológica para os cidadãos jocaclaudinenses, a Secretaria Municipal de Saúde de Joca Claudino promoveu uma roda de conversa para debater o Setembro Amarelo e esclarecer a importância do apoio profissional psicológico para enfrentar momentos de dificuldades. A ação teve como objetivo melhorar a qualidade de vida e bem-estar mental, como também alertar a comunidade sobre esses transtornos que atinge parte da população e que muitas vezes sofre calada, sem contar para ninguém. No intuito de ajudar, o município disponibiliza atendimentos gratuitos através de uma equipe que trabalha para desenvolver ações de promoção da saúde mental, possibilitando a criação de estratégias para atender pessoas que estão passando por dificuldades pessoais.

FUTEBOL Em comemoração aos 133 anos de Emancipação Política de São José de Piranhas, o prefeito Chico Mendes inaugurou o estádio de futebol Marconi Cruz de Lacerda. A festa de inauguração contou com uma partida amistosa que reuniu ex-jogadores e amigos do Piranhense Futebol Clube e Erga Omnes, um clube composto por magistrados da capital cearense, Fortaleza, que terminou com a vitória do time visitante por 3 x 2. A prefeitura reconstruiu o estádio, fez drenagem do solo e gramou o campo, colocou alambrado na frente da arquibancada, construiu uma pista de caminhada em volta do campo, iluminou, construiu banheiros e restaurou toda a área. Na inauguração, aproximadamente 5 mil pessoas compareceram ao estádio.

ORAÇÕES De acordo com Joelma Rolim, presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cachoeira dos Índios, o prefeito Alan Seixas voltou atrasar o pagamento dos servidores. A sindicalista já realizou uma assembleia com os trabalhadores do município para deliberar sobre a postura da entidade diante do atraso de salários. Ela relatou que alguns receberam seus salários e outros não, como se tivesse acontecido um sorteio para a escolha de quem vai receber. Alguns funcionários procuraram o setor de finanças da gestão e a resposta que foi dada pela secretária era para que os mesmos fossem rezar para receber seus salários.

BISCOITOS A Prefeitura de Poço de José de Moura, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social e do CRAS promoveu o Curso de Biscoitos Doces e Salgados. O curso foi realizado no CRAS e atendeu as beneficiárias dos Programas Sociais e Grupos de Convivência do município. Na oportunidade, as participantes puderam aprender na prática receitas de biscoitos doces e salgados que podem ser produzidos com custo acessível e comercializados na comunidade.

FLOR DA IDADE O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social de Bonito de Santa Fé, realizou mais um encontro com o Grupo de Idosos Flor da Idade. Foram atendidos 55 idosos que participaram da oficina de confecção, corte e colagem de suporte para guardanapo e/ou pano de prato. De acordo com a secretária de Ação Social Helineide Araruna, esses encontros visam fortalecer os vínculos entre eles.

CANECO O prefeito Chico Mendes, de São José de Piranhas, acompanhado da secretária de educação Fabiana Alves Inácio, dos vereadores, dos secretários municipais e auxiliares do governo, entregou a reforma das EMEIF Antônio Pedrosa, no Sítio Malhadas das Flores, distante 35 km da sede do município. Logo em seguida, o chefe do Executivo municipal inaugurou a reforma e ampliação da EMEIF João Batista, no Distrito de Bom Jesus. Durante discurso de inauguração o prefeito lembrou, bastante emocionado, que foi nesse educandário onde ele estudou os primeiros anos de sua vida e foi bastante ovacionado pelo público presente. Na mesma ocasião o prefeito inaugurou oficialmente o calçamento do distrito de Bom Jesus, na entrada principal e na avenida que dá acesso ao cemitério público do distrito, que agora está de cara nova com as melhorias que vem recebendo da administração pública municipal.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *