Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #57

Um passeio pelos fatos da região de Cajazeiras

TATYANA
4
AM3 – 250×250

[mark]IGUARIA[/mark] Um homem de 22 anos foi preso em Uiraúna suspeito de tentar enviar coxinhas “recheadas” de crack para um preso da cadeia pública da cidade. De acordo com a direção da cadeia, o homem não teve coragem de fazer a entrega do material, de modo que mandou por um mototaxista. Ao desenrolar a embalagem das coxinhas, os agentes encontraram as pedras de crack, dentro de duas delas, envoltas em papel alumínio. O mototaxista foi abordado e identificou o homem que havia solicitado que ele entregasse as coxinhas recheadas.

[mark]QUEDA[/mark] Com base nos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a estimativa populacional para os municípios brasileiros em 2018, a Confederação Nacional de Municípios informou que três cidades da Paraíba podem perder os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com a CNM tiveram as notas rebaixadas: Água Branca, Cachoeira dos Índios e Queimadas. Em todo Brasil, são 135 localidades impactadas com redução do coeficiente e 105 com aumento. As mudanças, a serem confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), valem para o exercício 2019.

[mark]ACHADO ARQUEOLÓGICO[/mark] O pesquisador Rogério Galvão, passando nas imediações da Praça de São Francisco, centro de São João do Rio do Peixe, resolveu adentrar a um prédio em construção quando se deparou com a escavação de uma área do prédio que servirá de dique de oficina, encontrando o restante de um primitivo túmulo do primeiro cemitério são joanense. No local existia uma catacumba pertencente a Irmandade do Rosário, que podia ser alugada, conforme recibos encontrados pelo historiador Wlisses Estrela em inventários post-mortem no Fórum Dr. João Bernardo de Albuquerque.

[mark]AÇÃO SOCIAL[/mark] A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, através da Secretaria do Trabalho e de Ação Social, vem realizando neste ano de 2018 um amplo leque de ações que transformam a realidade social da população Bonitense, trabalhando nesta gestão impulsionada por um ideal único, “Assegurar o Direito das Pessoas que Estão em Vulnerabilidade Social”. Foi realizado no mês de agosto uma série de programas e atividades em prol das famílias bonitenses.

[mark]FROTA[/mark] A prefeitura de São José de Piranhas está adquirindo mais seis novos veículos, entre eles três ambulâncias e um micro-ônibus para servir ao município. A gestão municipal recebeu as chaves de duas ambulâncias zero quilômetro e um automóvel Chevrolet Spin 2019, ideal para transportar sete pessoas.Das ambulâncias recebidas hoje uma é totalmente equipada para atender as necessidades médicas e será utilizada pelo setor de remoções, que faz o transporte de pacientes ou para realizar exames em clínicas ou hospitais fora da cidade. Este serviço é agendado junto à Secretaria Municipal da Saúde. O município ainda aguarda chegar mais um veículo um Ford KA, outra Van e um microônibus.

[mark]OBRAS[/mark] O município de Bonito de Santa Fé firmou parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER) para a construção de duas passagens molhadas na PB-392, trecho que liga os municípios de Bonito de Santa Fé a São José de Caiana, estrada que dá acesso às comunidades da Vila São Luis, Sítio Areias e Sítio Estação. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos, estão encaminhando os materiais para logo em seguida dar início as obras. O DER disponibilizou máquinas e tubos e a Prefeitura Municipal disponibilizou outros equipamentos e materiais. A prefeitura recebeu mais um caminhão de tubos para a construção. Os moradores comemoram essa conquista.

[mark]SEM TRANSPARÊNCIA[/mark] Faltando ainda alguns meses para a primeira década da Lei da Transparência, cujo décimo aniversário vai ser comemorado no primeiro semestre de 2019, analisamos como anda o grau de transparência dos Municípios paraibanos, identificando assim que prefeituras locais se destacam por respeitar a lei e em que medida ela é importante para os cidadãos em geral. Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras, apresenta a lamentável nota 0.

[mark]NOVO PADRE[/mark] Aconteceu a solenidade de abertura das festividades da Padroeira Nossa Senhora dos Milagres e posse do Padre Emanuel Anchieta Lacerda de Andrade, como Administrador paroquial em Bernardino Batista. A cerimônia teve início com a acolhida, na entrada da cidade, ao bispo e ao novo padre, onde foram recepcionados pela população e convidados e em seguida saíram em procissão para a Igreja Matriz. O rito litúrgico aconteceu durante Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Cajazeiras Dom Francisco de Sales, e concelebrada por presbíteros da diocese amigos da cidade de Bernardino Batista e do novo administrador. Ao final da celebração, o novo pároco falou com alegria e esperança aos fieis de sua Paróquia, pedindo um coração aberto para acolhê-lo em sua nova missão.

[mark]EDUCAÇÃO[/mark] A Secretaria Municipal de Educação de São José de Piranhas sediou, em parceria com as secretarias de educação dos municípios de Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, com apoio de suas prefeituras, uma palestra proferida pela Prof. Ms. Rilma Suely de Sousa, representante da UNDIME, motivada pela implantação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo Estadual, seus impasses e possibilidades. Participaram do evento, além das secretárias de educação, todos os profissionais de educação das redes de ensino dos supracitados municípios. O evento se configurou num espaço democrático de debate para apresentação de propostas para construção do Currículo das redes de ensino dos municípios participantes.

[mark]VACINAÇÃO[/mark] O Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrou um total de 749 doses aplicadas na cidade de Uiraúna, o que corresponde a 97,02% da cobertura vacinal. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do total da população que está entre 1 e menos de 5 anos de idade. A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 06 de agosto e se estende até o dia 31 deste mês.

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.