Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #50


Fim da festa – O governador Ricardo Coutinho determinou a terceirização de todos os hotéis administrados pelo Governo estadual. Dos 10 hotéis do governo restava apenas a Estância Termal Brejo das Freiras sob administração da PBTur Hotéis. Ruth Avelino acredita que sob administração da iniciativa privada o Brejo das Freiras vai ampliar sua capacidade de captar e receber turistas da região Nordeste e de todo o Brasil e exterior. 

Apoio – A Justiça Eleitoral da 68ª Zona convoca os eleitores dos municípios de Cajazeiras, Bom Jesus e Cachoeira dos Índios interessados em participar do Apoio Logístico às Eleições de 2018, que farão jus aos seguintes benefícios: dispensa do trabalho pelo dobro de dias convocados (5 dias de trabalho no 1º Turno, podendo somar mais 5 dias, se houver o 2º Turno); recebimento de Vale-alimentação no valor de R$ 30,00 para cada dia de convocação (pode chegar no total a R$ 300,00 caso haja 2º Turno); Desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral; Atividades complementares para estudantes universitários. As atividades exercidas serão: Instalação das seções, suporte às urnas eletrônicas e realização da transmissão de resultados (ALVT); Auxílio na limpeza, vistoria, preparação e lacração das urnas eletrônicas (ALPU); outras atribuições a critério do Juiz Eleitoral. Mais informações no telefone 3531-1283, ou no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Valdenez Pereira de Sousa, s/n.

Comissão – A articuladora municipal do Selo Unicef em Bernardino Batista, a secretária de Educação Josielma Nunes, juntamente com a presidente do CMDCA, Verônica Maria, e o mobilizador do NUCA, reuniram representações da gestão municipal e da sociedade civil para oficializar a Comissão Intersetorial pelos direitos da infância e da adolescência confirme critérios estabelecidos pelo Unicef. Nesta 5° edição, o município almeja conquistar o selo mais uma vez fomentando assim as politicas públicas voltadas para todas as crianças e adolescentes batistenses.

Aprovado – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba julgou e aprovou por unanimidade de votos a prestação de contas do município de Bom Jesus, da gestão do Prefeito Roberto Bayma (PSDB), referente ao exercício de 2014. Segundo o TCE, o prefeito cumpriu todos os dispositivos legais e constitucionais em percentuais além do mínimo estabelecido como Educação 33,93%, saúde 17,19% remuneração do Magistério (FUNDEB) 81,86 %, além das despesas com pessoal que se comportaram em limites permitidos pela LRF.

Internacional – Uma pesquisa com plantas medicinais que vem sendo realizada pelo Centro Universitário Unifacisa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a School of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Trinity College Dublin – Irlanda, foi publicada recentemente  na Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Springer-Nature, trata da avaliação dos parâmetros de qualidade para utilização das folhas da cajarana (Spondias dulcis Parkinson) como chá. Esta planta é muito comum no semiárido paraibano, onde é bastante utilizada para produção de sucos e polpas. De acordo com o professor do curso de Farmácia da Unifacisa, Felipe Hugo Alencar Fernandes, responsável da pesquisa, a publicação do artigo significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na área de plantas medicinais pelas Instituições. As folhas foram coletadas em Uiraúna, alto sertão paraibano. As análises foram feitas na Unifacisa, UEPB, Unesp e na Irlanda. A próxima etapa da pesquisa será feita no Biotério da Unifacisa.

Limites – Foram publicadas no Diário Oficial da PB as redefinições dos limites dos municípios de Bernardino Batista e Joca Claudino. A lei 11.161/2018 é de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba. De acordo com a nova redefinição, o texto publicado no DOE diz: A Leste com o município de Joca Claudino, iniciando no pico da Serra do Bom; Será no ponto P! de coordenadas Latitude 06º26’42,14”S e Longitude 38º31’20,75”WGr; deste, segue por linha reta com azimute de 146º39’47” e distância de 1.076,49m até chegar no ponto P2 de coordenadas. Latitude 06º27’11,41”S e Longitude 38º31’01,47”WGr, localizado no cruzamento do Riacho; Mundoca com a estrada que segue para a Serra do Bom Será; deste, segue pelo referido riacho no sentido jusante numa distância de 1.088,26m até chegar no ponto P3 de coordenadas Latitude 06º27’23,43”S e Longitude 38º30’36,40”WGr, localizado no cruzamento do Riacho Mundoca com a Rodovia Estadual PB-411; deste, segue por linha reta com azimute de 197º25’01” e distância de 4.186,41 m até chegar no ponto P4 de coordenadas Latitude 06º29’33,55”S e Longitude 38º31’17,07”WGr, localizado às margens do Riacho Seu Domingo, na divisa com o município de Triunfo.”

Pocicultura – A “Terra da Cultura” vivencia uma das maiores festas populares da região, a tradicional Sala de Reboco iniciou no dia 5 de julho e se estende até dia 15 com uma programação recheada de novidades. Esta é XIII edição e vem trazendo um grande número de participantes de Poço de José de Moura, bem como visitantes de cidades vizinhas. Um evento que consegue movimentar a economia do município e valorizar os fazeres de seu povo, tornou-se referência na região e consegue mostrar que através da arte e da cultura a população ganha autonomia e entusiasmo para lutar pelos seus objetivos. O destaque destes dias foi para o encontro de sanfoneiros que reuniu desde de iniciantes como é o caso de Ytalo Alves (educando da Pisada do Sertão) e Laís Amaro ( ex The Voice Kids) até os mais experientes na arte da sanfona, como o mestre Chico Amaro.

Retrocesso – O Ministério Público Federal encaminhou na semana passada ofícios para as prefeituras de Mogeiro, Marizópolis, Santa Helena e São José de Princesa, para que adotem as medidas necessárias para garantir a adequada vacinação de crianças contra a poliomielite. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal estaria em queda na maior parte das cidades brasileiras, impondo riscos de reintrodução de doenças já erradicadas – como a poliomielite e o sarampo. As cidades paraibanas vacinaram menos da metade do público alvo da imunização e correm o risco te ter surto da doença.

Revitalização – A Prefeitura de Joca Claudino, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana e Rural, deu início às obras de revitalização e melhorias das estradas vicinais que dão acesso ao sítio Catingueira. A ação faz parte de um programa permanente de manutenção das estradas que interligam todas as comunidades rurais à sede do município e que são realizada sistematicamente em diversas localidades, conforme necessidade. O objetivo é possibilitar que todas as comunidades rurais estejam com suas vias em bom estado, facilitando o acesso da população e melhorando a mobilidade dentro do município.

Fardamento – Marcando o início das aulas do 2º semestre de 2018, foi realizada a entrega, de forma simbólica, do fardamento dos alunos da rede municipal de ensino de São José de Piranhas. O evento foi realizado na EMEIEF Antonio Lacerda Neto, oportunidade em que se fizeram presentes o prefeito Chico Mendes, a secretária e sub-secretária de Educação, Fabiana Inácio e Elisângela Silva, respectivamente, corpos docente, administrativo e discente da referida escola.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *