Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #45


Bodas de Prata No sábado (9), os repentistas Raimundo Nonato Neto (paraibano de Cachoeira dos Índios) e Raimundo Nonato Costa (natural de Santana do Acaraú, no Ceará) comemoram 25 anos de carreira com um show especial no Teatro Riachuelo, em Natal. Respeitados em todo o brasil, a dupla é responsável pela composição de sucessos interpretados por artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Jackson Antunes, Flávio José, Vicente Néry, Sirano e Sirino, Amazan, Tom Oliveira, Aviões do Forró, Cavaleiros do Forró, Garota Safada, Solteirões do Forró, Wesley Safadão, Forró do Muído, entre muitos outros.

Silagem Fortalecendo as políticas públicas de apoio e incentivo aos produtores rurais do município, a Prefeitura de Joca Claudino articulou parcerias para realizar a produção de silagem voltada para a alimentação do rebanho bovino do município, disponibilizando tratores, caçamba e outros equipamentos. O IFPB – Campus Sousa fez a doação da máquina ensilhadeira e os produtores rurais beneficiados pela ação, que ficaram responsável pela mão de obra necessária.

O resultado foi a expressiva produção de 48 toneladas da silagem, que servirá para reforçar e garantir a alimentação do rebanho do município em períodos de estiagem.

Capacitação A Prefeitura de Uiraúna, em parceria com a FIEP/SENAI, irá realizar a capacitação de 80 pessoas. Os cursos profissionalizantes serão:  Confeiteiro de Biscoitos Artesanais (20h), Alimentação Alternativa (20h), Técnico em Sobremesas (20h) e Tecnologia de Polpa de Frutas (16h). O objetivo dos cursos é preparar profissionais e contribuir para a promoção no desenvolvimento social no município. O curso terá início no dia 2 de julho.

Desvios O prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma (PSD), se pronunciou pela primeira vez, após entrar com uma representação contra o atual chefe do setor de empenhos da Prefeitura, Nildemberg de Souza Meireles Segundo. Ele é acusado de realizar pagamentos irregulares. O gestor afirmou que o desvio de dinheiro foi identificado pela secretária de Saúde, a sua sobrinha, Denise Bandeira. De acordo com o prefeito, após a descoberta, ele resolveu procurar a Superintendência de Policia Civil para prestar um queixa crime contra o seu assessor que sumariamente foi exonerado do cargo.

Calçamento O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (PSB) assinou a ordem de serviço para drenagem e calçamento de 19 ruas. beneficiando todo o bairro Dondon Palitot, que fica localizado por trás do hospital, e mais três ruas do distrito de Bom Jesus, na zona rural do município. Nesta primeira etapa serão investidos pelo tesouro municipal R$ 1,3 milhão.

ForróPad O prefeito de Bernardino Batista, Gervázio Gomes, divulgou a programação do tradicional ForróPad, que será realizado nos dias 15, 16, 23 e 24 deste mês.A abertura do evento junino ocorrerá nesse dia 15 (sexta-feira), com a realização do II Encontro de Sanfoneiros. Nesta data também haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Mirim de Major Sales, do Rio Grande do Norte. A programação seguirá com a apresentação de atrações regionais e a realização da abertura da Copa 6 de Setembro de Futebol. O ForroPad será encerrado no domingo, dia 24 de junho, onde comemora-se o Dia de São João, com realização da cavalgada e atrações musicais em praça pública.

Improcedente O Tribunal Regional Eleitoral decidiu julgar improcedente a ação que pedia a cassação do prefeito e da vice de Triunfo, José Mangueira Torres  e Francisca Franciele Gonçalves, respectivamente, acusados de compra de votos nas eleições de 2016. Os dois haviam sido cassados em julho de 2017 pelo juiz eleitoral Agílio Tomaz Marques, da 37ª Zona Eleitoral. A sentença foi reformada, por unanimidade, pelo TRE. Os magistrados acompanharam o voto do relator do processo, o juiz Breno Wanderley, que acolheu a tese da defesa de ilicitude das provas. A acusação é de que o prefeito teria dado a quantia de R$ 800 em troca de votos.

Triunfest A cidade de Triunfo foi invadida por motociclistas e a tranquilidade deu lugar à adrenalina e ao ronco dos motores na realização da 17ª edição do Triunfest, uma das festas mais tradicionais da região. Foram três dias de festa e uma programação que atraiu turistas de várias cidades da região. No domingo (3), aconteceu um dos momentos mais esperados do ano, o empolgante Campeonato de Motocross de Triunfo foi um dos grandes destaques do Triunfest.

Assentamentos A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB) firmou acordos de cooperação técnica com todas as dez prefeituras da região do Alto Sertão do estado onde existem assentamentos federais. As parcerias têm vigência de três anos e vão beneficiar 816 famílias de 24 assentamentos dos municípios de Aparecida, Cajazeiras, Marizópolis, Santa Helena, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Lastro, Cachoeira dos Índios, Poço Dantas e Jericó. O objetivo das parcerias é a realização conjunta de atividades de atualização cadastral e de verificação da permanência das famílias nos lotes dos assentamentos, e ainda a realização de ações para a concessão de créditos instalação em suas diversas modalidades – Fomento, Fomento Mulher e Semiárido –, com recursos oriundos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

 

Santo Antônio O prefeito de Bonito de Santa Fé, Chico Pereira (PSB), divulgou esta semana a programação oficial das festividades juninas do município. A festa é tradicional em comemoração ao Dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade, comemorado em 13 de junho. A programação inclui realização de gincana, jogos nas escolas, inaugurações na área da saúde, realização de 80 mamografias, inauguração de iluminação pública, lançamento de livro e apresentações culturais. O encerramento da festa ocorre nessa terça-feira (12), com show de Felipão e Banda (atração nacional), Ranniery Gomes e o Forró do Ribuliço, em  praça pública.

Cultura de Paz O professor Giovanny de Sousa Lima lança em sua terra natal, Bonito de Santa Fé, o seu segundo livro: “Cultura de Paz no contexto escolar: uma abordagem político-pedagógica”. A obra é resultado de estudos, pesquisas e vivências do autor, que aborda a temática a partir da Pedagogia Progressista e da Educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos. O lançamento da obra será realizado na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, com a presença das principais autoridades da cidade, além de amigos, familiares e convidados do autor. Giovanny de Sousa Lima é Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos, também pela UFPB; psicólogo educacional; pedagogo; professor do Ensino Médio e do Ensino Superior em instituições da rede privada de João Pessoa, nas últimas três décadas; e ex-professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

São João no Poço A população de Poço de José de Moura também terá sua festa junina. A festa de São João terá uma programação que começa no dia 14 de junho e se estende até o dia 18. O evento vai contar com arraiá das escolas municipais; shows com artistas regionais; comidas típicas; apresentações de quadrilhas juninas e grupos de danças regionais.

Descaso Restos de caixões, pedaços do que aparentam ser vestimentas dos corpos e muito lixo. É esse o cenário do Cemitério Municipal de Cachoeira dos Índios, que fica no centro da cidade. O mato existente no local mostra o desrespeito da Prefeitura com aqueles que estão sepultados. Relatos apontam que há muitos dias restos de urna funerária estão entre um túmulo e a parede do cemitério, passando a impressão de que esse pequeno espaço serve de depósito improvisado. Os moradores reclamam de um forte odor.

Rock’n’roll O Rock! Music Festival chega para manter a cena da música alternativa viva em âmbito local, regional e nacional. O Festival é sediado em Uiraúna e, na sua terceira edição, terá dois dias de atrações. Serão seis bandas e um DJ se apresentando nos dias 13 e 14 de julho de 2018. Com ótima estrutura e segurança, o local escolhido para a realização do evento será o Colégio Prof. Afonso Pereira.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *