[dropcap style=’box’]N[/dropcap]esses últimos meses, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Brasília têm reverenciado a figura de Ivan Bichara, em programações alusivas às comemorações do centenário do seu nascimento. Obviamente, a cidade que o viu nascer é que estará à frente dessas comemorações cuja culminância ocorrerá nessa Semana da Cidade.

Tudo isso vem a propósito de questionamentos sobre a sua genealogia. Guarabira, por exemplo, foi o campo maior de suas atividades advocatícias e politicas, de vez que, naquela cidade, ele militou por mais tempo, mas as suas raízes ancestrais são de nossa cidade.

Até os anos 20, era comum o deslocamento de famílias da comunidade árabe se deslocarem para o Nordeste do Brasil, atraídos pelas possibilidades de desenvolvimento comercial oferecidas pela região. Um exemplo, para nós cajazeirenses, foi a vinda para cá de Abdon Napy Charara, pai de Nerita, esposa de Romualdo Rolim. Como ele, o pai de Ivan pertencia à comunidade citada, ambos, no caso de nacionalidade libanesa.

João Bichara encontrou em Cajazeiras ambiente propício à diversificação dos seus negócios, tanto que se firmou no centro da cidade – onde hoje se situam as confluências da Rua Pe. José Tomás com a antiga Rua 7 de Setembro (hoje, Av. Presidente João Pessoa) –  com o estabelecimento de mercearia, padaria, torrefação, casa de sinucas, cinema, além de montar, a pedido de Ivan, uma escola destinada ao ensino fundamental de crianças carentes, atendendo ao pedido e confiando-a à sapiência do filho Ivan.

Os laços cajazeirenses concretizam-se com o casamento de João Bichara com Hermenegilda Sobreira Bichara, da tradicional família SOBREIRA, que enviuvara de Alcides Figueira de Sousa. Portanto, em segundas núpcias, Gilda, como era conhecida, constituiu numerosa prole, cujo primogênito é nosso homenageado e a que se seguiram mais oito irmãos.

Em um passado mais recente, verifica-se o vínculo familiar de Gilda com Francisco Gonçalves Sobreira Rolim (major Chiquinho Sobreira), este era irmão da mãe dela, sendo, portanto, tio/avô de Ivan Bichara. Como falamos, num passado não tão distante, resta-nos a lembrança dos filhos do seu Chiquinho Sobreira, com os quais mantivemos um nível social de aproximação e conhecimento: Nardir, Gilda (casado com Moreira), Dr. Manuel Domingos Sobreira (Dr. Dingo), José Sobreira, Josefa (Zefinha) Sobreira e Nazuíla, todos estes últimos primos, em segundo grau do Ivan Bichara.

Desculpem-me os leitores essas divagações que são necessárias para nos trazerem à lembrança os tais vínculos familiares a que nos referimos no início. Na ocasião da Semana da Cidade, o prezado leitor poderá ter acesso aos DEPOIMENTOS que foram prestados a um dos filhos mais ilustres de nossa cidade.

Publicado por FRANCELINO SOARES

Professor e apresentador na Rádio CBN João Pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *