ANA autoriza abertura das comportas de Lagoa do Arroz


COISAS DE CAJAZEIRAS
ÁGUA IRÁ PERENIZAR CANAIS DE IRRIGAÇÃO / FOTO: REPRODUÇÃO DA INTERNET

As comportas do Açude Lagoa do Arroz foram abertas na segunda feira (14) por ordem da Agência Nacional das Águas (ANA). A liberação ocorre após solicitação do Comitê das Águas que faz o acompanhamento da barragem a pedido das comunidades ribeirinhas, que vem sofrendo ao longo do tempo com a estiagem e falta de perenização do canal.

Serão liberados ao todo 500 mil metros cúbicos numa primeira etapa, estando as comportas operando com 24 voltas, o que significa um aumento na liberação de 41 para 244 litros por segundo de vazão. Segundo informações, uma segunda etapa deverá liberar mais 500 mil m³.

Com isso, a vazão diária da barragem de Lagoa do Arroz passa a ser, considerando o fenômeno da evaporação, de cerca de 59 mil metros cúbicos de água diariamente, sendo que o manancial possui atualmente um volume de 14. 692. 700 m³.

A liberação que vai beneficiar os ribeirinhos preocupa as populações de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Santa Helena e Bom Jesus, que são abastecidas pela barragem.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO FURÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *