ANA assegura que não existe risco iminente de rompimento da Barragem Engenheiro Avidos


O coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Paraíba, Alberto Gomes, esclareceu a informação dando conta que a Agência Nacional das Águas (ANA) teria classificado a Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas, como de alto risco.

Ele disse que não é da forma como muitos estão pensando, pois não existe risco iminente de rompimento. A ANA classificou como de “Dano Potencial Alto”, em caso de rompimento, causando grandes prejuízos ao meio ambiente, destruindo propriedades, matando animais e até vidas humanas,

Entretanto, ele disse que a barragem é segura, agora, evidente que a natureza é imprevisível e qualquer barragem pode romper durante uma grande cheia. “O Açude Castanhão foi projetado para encher em vonte anos e sangrou em 43 dias”, observou.

“Agora, o que a a ANA quer é que as intervenções sejam feitas, para evitar problemas no futuro e é o que vamos fazer. Tudo precisa de manutenção”, lembrou.

A construção da Barragem Engenheiro Avidos foi iniciada em 1932 e concluída em 1936, já tendo passado por modificações na sua parede.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

1 Comment

  1. Avatar
    Roberval Moreira
    28/02/2019

    em Brumadinho também não tinha risco da barragem arrombar e todo mundo viu o que aconteceu.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *