Alunos de Enfermagem da UFCG Cajazeiras obtém nota máxima no Enade

TATYANA
AM3 – 250×250
Dois cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2010. Os alunos dos cursos de Medicina, campus de Campina Grande, e Enfermagem, do campus de Cajazeiras, alcançaram o Conceito 5, na avaliação do seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos da sua graduação.

O MEC também liberou às instituições de educação superior o Conceito Preliminar de Curso (CPC), pontuando de 1 a 5 os cursos avaliados. Enfermagem (Cajazeiras) obteve 4, Medicina (Campina Grande), 3, Medicina Veterinária, 4, e Agronomia, 3.

Enade e CPC

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal. Desde 2008, o conceito Enade leva em consideração somente o desempenho dos estudantes concluintes.

O CPC (Conceito Preliminar de Curso) combina diversas medidas relativas à qualidade do curso. Dentre as mais importantes (maiores pesos) podemos citar: Titulação do corpo docente (25%), ENADE (30%) e IDD (30%). Os outros 15% traduzem resultados do desempenho em infra-estrutura, organização didático-pedagógica e regime de trabalho do corpo docente.

Com informações de Marinilson Braga – Ascom/UFCG

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.