ALPB fará visita técnica às obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco após o carnaval


A Assembleia Legislativa, a partir de uma sugestão do deputado estadual Jeová Campos (PSB), fará no próximo dia 08 uma visita técnica às obras da Transposição do Rio São Francisco, no trecho do Eixo Norte, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, para verificar in loco como está o andamento dos serviços. No dia 09, a ALPB, através da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, fará um encontro com agricultores do sertão, em Cajazeiras, para debater o uso racional das águas da transposição e os projetos do atual governo estadual para esse segmento produtivo.

O deputado Jeová Campos, autor das duas proposituras, explica que a visita técnica às obras da transposição tem o objetivo de identificar em que estágio está as obras do Eixo Norte. “Fomos nós que constatamos o abandono da construtora Mendes Júnior no canteiro de obras em PE, durante uma visita técnica e essa visita do dia 08 tem justamente esse propósito de verificar como estão as obras e, a partir dai, mobilizar a bancada federal e cobrar do Governo Federal providências no sentido de terminar a obra que é imprescindível para a chegada das águas da Transposição no sertão paraibano”, disse Jeová. Ele lembrou que quando a presidenta Dilma deixou o governo, faltava apenas 5% da obra e que depois de dois anos nada avançou.

“Precisamos definir um plano de ação junto à Brasília para resolver isso, porque essa conclusão está a passo de tartaruga, numa lentidão vergonhosa. Por isso voltei a essa pauta. Eu gostaria aqui de estar trazendo a discussão do terceiro eixo do Vale do Piancó e não apenas remoendo a pauta do Eixo Norte”, disse o parlamentar.  Ele reiterou que é preciso que haja uma junção de forças políticas para resolver esse entrave. “Por que não se concluiu essa obra?”, questionou o deputado, adiantando que a perenização do Rio Piancó está sendo aguardada e a chegada das águas da Transposição também.

O deputado disse ainda que vai convocar as assembleias de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará para juntos irem à Brasília e cobrar uma solução definitiva desta questão da conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição. “Esse tema da Transposição já deveria ser página virada na Paraíba, mas, infelizmente a gente acaba uma legislatura e começa outra e temos que voltar a esse tema porque ele ainda não foi resolvido. O canal que liga Bartolomeu a Engenheiro Avidos nem o projeto técnico existe ainda. E quantas vezes a gente não gritou aqui na tribuna da ALPB e nada foi resolvido”, disse Jeová.

Sobre a pauta do encontro com os agricultores sertanejos, no dia 09, em Cajazeiras, o parlamentar adianta que além dos projetos de políticas públicas do atual governo estadual para a agricultura familiar que serão apresentados, na ocasião, pelo secretário de Agricultura, Luiz Couto, haverá ainda um debate sobre o projeto de reforma da previdência que está em tramitação no Congresso Nacional. O horário e espaço onde ocorrerá o encontro ainda será definido.

NEWS COMUNICAÇÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *