Aeroporto de Juazeiro aumenta 20,4% na demanda de janeiro a maio


AEROPORTO-JUA_800x530

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes tem aumento de demanda de passageiros em 20,4% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo números levantados de embarque e desembarque. Foram 177, 6 mil pessoas que passaram pelo local. Ano passado, nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 147,5 mil usuários dos serviços. Estão sendo construídos no local, os Módulos Operacionais Provisórios (MOPs). O aeroporto tem registrado aumento de demanda todos os anos.

Este aumento da demanda, conforme a assessoria de imprensa da Infraero, se dá principalmente pelo desenvolvimento regional, e por ser um período de alta estação. A Copa do Mundo, com a inclusão do Ceará entre os 12 estados de realização do evento mundial, não tem influenciado na vinda de turistas para a região. Essa é uma época do ano, em que há festas regionais, sendo a maior delas na Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato), que acontece na segunda quinzena de julho, sendo forte atrativo no segmento do turismo de negócios e época de férias.

Desde 2011 que há a tentativa de dar encaminhamento à expansão, mas empresas desistiram dos serviços, e por último, em abril deste ano, a VL Engenharia assumiu a obra, que deve estar sendo concluída em setembro próximo, de acordo com o prazo estabelecido para a finalização dos serviços.

Investimento – O investimento para a conclusão dessa etapa de ampliação é de R$ 2,1 milhões, redimensionando a capacidade do aeroporto para 800 mil passageiros ao ano. A atual é de 400 mil pessoas ao ano, após algumas adequações internas nos últimos anos, no aguardo da conclusão dos MOPs. A nova área passará a 1.050 metros quadrados, incluindo 600m² para área de embarque e 450 m² destinados ao desembarque.

Ano passado, o aeroporto fechou sua movimentação total em 387,9 mil passageiros, dentro da capacidade atual de 400 mil. A finalidade dos novos MOPs tem a meta de ampliar a capacidade futura do aeroporto. Conforme a coordenação de Turismo de Juazeiro do Norte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes foi o que mais transportou passageiros por metro quadrado de terminal no ano passado, correspondendo a 431 passageiros, com cálculos relacionados a uma área de 900 metros quadrados. Esse número chega a ser menor que a circulação de usuários em aeroportos como o Pinto Martins, em Fortaleza, e o de Congonhas, em São Paulo.

Desapropriação – A área atual do aeroporto é de 1.288,740 metros quadrados. Com a incorporação do espaço a ser desapropriado, de 486 mil m², o equipamento ficará com 1.774,740 m². O processo de desapropriação está em andamento, com os valores depositados na 16ª Vara da Justiça Federal.

O pagamento das indenizações ainda não foi iniciado, segundo a assessoria de imprensa da Infraero, em virtude da necessidade de reavaliação dos documentos. Concluídos esses estudos, a empresa levará os acordos para serem homologados.

DIÁRIO DO NORDESTE

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *