Adutora para a zona norte de Cajazeiras está quase pronta


A adutora que vai trazer água de Lagoa do Arroz para a zona norte de Cajazeiras está quase pronta. A informação foi repassada pelo gerente regional da Cagepa, Cleudismar Alexandre Maciel (Neném).

Segundo ele, a Estação de Elevatória, motor bomba, quadro de comando estão instalados 100%, subestação instalada e interligada a rede de alta tensão, e adutora falta em torno de 20% para ser concluída, estação de tratamento de água está com 95% concluída e ressalta que é um investimento muito grande e que vai beneficiar um grande número de famílias que hoje enfrenta rum forte racionamento, com água apenas três vezes por semana e que, quando acontece um vazamento da rede, a população fica sem água nas torneiras por vários dias.

Em função do baixo volume do açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), o volume de água captado para abastecer a cidade de Cajazeiras foi reduzido desde o ano passado, não tendo previsão de aumento desse volume ou suspensão do racionamento. No momento são liberados para Cajazeiras 120 litros d’água por segundo, insuficiente para abastecer de uma vez só toda a cidade.

O abastecimento d’água em Cajazeiras é feito por meio de manobras, quando a Cagepa abre o registro para um setor da cidade e fecha para outro. O ar e a pressão da água têm provocados vários vazamentos na tubulação da cidade que é antiga (segundo as informações de amianto) e precisaria ser toda trocada.

Isso resulta na falta d’água, problemas no trânsito e na precária malha asfáltica da cidade. Com uma segunda entrada de água, no caso, para a zona norte isso iria melhorar o abastecimento, também em outros setores da cidade.

A previsão é no sentido de que a adutora esteja pronta no máximo em três meses. O açude de Lagoa do Arroz tomou bastante água este ano, principalmente nos meses de março e início de abril. Em janeiro estava com 4 milhões 552 mil metros cúbicos e hoje está com 16 milhões 671 mil metros cúbicos de água.

O açude abastece as cidades de Bom Jesus e Santa Helena; uma adutora para abastecer a cidade de São João do Rio do Peixe está sendo concluída, além da possibilidade de carros pipas passarem a retirar água do manancial para abastecer a zona rural de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas.

Segundo se informa a liberação dessa água para abastecer São João e a zona norte de Cajazeiras dependeria de uma autorização da ANA, após uma avaliação da situação.

adutora_800x480

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *