Adutora emergencial será construída para evitar colapso em Cajazeiras


ADUTORA

Duas adutoras emergenciais serão construídas para evitar um colapso no abastecimento de água nos municípios de Cajazeiras e Sousa (no Alto Sertão da Paraíba). Uma terceira será construída para retomar a normalidade no abastecimento do município de Nazarezinho, na mesma região, que já vem sendo abastecida por carros-pipas. Até junho elas devem estar prontas.

Os dois principais mananciais que abastecem essas três cidades estão com volumes de água abaixo dos 15% de suas capacidades de armazenamento.  O açude de Engenheiro Ávidos tem a capacidade para acumular 255 milhões de metros cúbicos e está apenas com 30 milhões e 319 metros cúbicos, o que representa 11,9% do seu total. Já no açude Lagoa do Arroz, que tem capacidade de 80 milhões, 220 mil e 750 metros cúbicos, seu armazenamento atual só chega atualmente a 10 milhões e 26 mil metros cúbicos (12,5%) do seu total).

Em Cajazeiras, a adutora será construída no Açude Lagoa do Arroz. Quando falta energia em Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), por exemplo, ou a tubulação rompe, os bairros mais altos ficam vários dias sem água. Recentemente o Governo do Estado trocou 3 km da tubulação de PVC da adutora, por ferro fundido, justamente para evitar os frequentes rompimentos que aconteciam em função da pressão da água.

Segundo o diretor do Escritório Regional da Cagepa em Cajazeiras, Cleudismar Alexandre Maciel, a adutora do açude de Lagoa do Arroz vai levar água para Zona Norte, terá uma extensão de 13,6 km e vai transportar água bruta, já que a estação de tratamento será construída no bairro Casas Populares. Essa adutora terá tubulação de 300 mm e vazão de 80 litros por segundo e 288 metros cúbicos por hora. A obra vai custar R$ 6,5 milhões.

Como é uma obra emergencial, o governo vai dispensar a licitação para definição da empresa que vai executá-la. Também já existe um projeto pronto para construção da quarta adutora em Engenheiro Ávidos, que vai garantir o abastecimento d’água da cidade de Cajazeiras pelos próximos 30 anos, segundo o Governo do Estado.

Com uma área territorial de 565,899 quilômetros quadrados, o município de Cajazeiras fica a 486 quilômetros de João Pessoa e tem uma população estimada em pouco mais de 59 mil habitantes. Desse total, 47 mil vivem na zona rural, onde a situação por conta da falta de água é mais crítica.

PORTAL CORREIO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *