Açude Grande Vivo: campanha pela recuperação do patrimônio ambiental é lançada em JP


Neste sábado (30), às 18 horas, será realizado o lançamento da campanha “Açude Grande Vivo”, no Clube da Caixa Beneficente da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa.

O evento marca a movimentação desse trabalho que vem sendo realizado por diferentes setores e lideranças políticas da cidade com o objetivo de fortalecer a luta para a completa recuperação do patrimônio ambiental, histórico e cultural da cidade de Cajazeiras, fundamental para o nascimento do povoado que deu origem a cidade pólo do sertão.

A ideia surgiu por iniciativa da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados (AC3), que congrega os filhos e simpatizantes da cidade em Fortaleza-CE. A partir da ideia inicial, seminários foram realizados e um grande evento, Baile do Reencontro, se inseriu na estratégia de luta da AC3.

Os seminários tiveram como objetivo principal mobilizar os diferentes setores da sociedade cajazeirense para o levantamento de idéias e demandas em torno do tema principal que era a Revitalização do Açude e a elaboração do projeto Parque Linear. O evento festivo mobilizava a sociedade em geral para conhecimento da proposta, além do congraçamento de diferentes gerações e também para a arrecadação de recursos, visando cobrir as etapas preliminares desse trabalho.

Importante destacar o Concurso Público Nacional de Idéias para o Projeto Integrado Açude Grande, que foi realizado pela AC3 em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sessão da Paraíba.

São aproximadamente oito anos de trabalho, desde a ideia inicial da AC3 até a composição de um Fórum em Defesa do Açude Grande Vivo, formado após a primeira audiência publica realizada pela Assembléia Legislativa do Estado em conjunto com a Câmara de Vereadores de Cajazeiras em 2017.

O Fórum manteve desde então acesa a chama dessa luta com a perspectiva de se mobilizar amplos setores em Cajazeiras e no próprio estado da Paraíba. Nesse sentido, vem realizando diversos eventos, articulados com faculdades e escolas públicas da cidade, a exemplo do Festival de Artes “Vida Açude Grande”; Concurso de Poesia voltado para rede publica de ensino; ação junto a Ministério Público, denunciando as constantes invasões e construções irregulares no entorno do açude; mobilização da sociedade para a sessão do Orçamento Democrático do Estado dentre outras iniciativas de caráter permanente, visando o objetivo maior que é a construção do Parque Linear Açude Grande, antecedido do trabalho de esgotamento sanitário no seu entorno.

Desde a criação do Fórum Açude Grande Vivo, que conta com a participação de lideranças e ativistas da sociedade civil de Cajazeiras e representantes da gestão municipal e estadual, uma serie de eventos socioculturais se realizaram na cidade, culminado com a mobilização dos cajazeirenses para aprovação do projeto Parque Linear Açude Grande na sessão do Orçamento Democrático do Governo do Estado, neste ano de 2019. A proposta ficou em primeiro lugar entre as três propostas mais votadas nesta sessão.

O lançamento da campanha Açude Grande Vivo se insere, portanto, nesse esforço conjunto do Fórum e da AC3 em mobilizar os cajazeirenses e as suas principais lideranças políticas e econômicas na capital do estado para esse objetivo que é manter e revigorar esse patrimônio da cidade, apontando como um grande pólo turístico, cultural e ambiental para o presente e futuro da cidade de Cajazeiras.

Serviço

  • Noite Cultural – Lançamento da Campanha Açude Grande Vivo
  • Local: Clube da Caixa Beneficente da Polícia Militar (Bessa
  • Atrações: Glauco Meireles e Banda e Marcus Vinicius (abertura acústico)
  • Entrada: camiseta no valor de R$ 40

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *