Academia Cajazeirense de Artes e Letras lança o livro ‘Patronos & Patronesses’


Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 19 h, Cajazeiras se engalanará para, no Teatro Íracles Brocos Pires, assistir ao lançamento de uma obra digna das tradições culturais da cidade.

Do livro ‘Patronos & Patronesses’, constarão fatos dignos de uma aula sobre a História de Cajazeiras. O leitor, certamente, irá ler e reler os esboços biográficos dos quarenta titulares – Patronos e Patronesses – das Cadeiras da recém-criada Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Uma notável pesquisa foi realizada, ao longo de seis meses, quando fatos inéditos e curiosos foram sendo desvendados, conduzindo-nos a rever não somente o nosso passado histórico, mas também um passado recente, de vez que o registro dos biografados vai desde o Padre Mestre até personagens com quem muitos dos nossos contemporâneos conviveram.

Trata-se de uma obra realizada em coautoria, escrita por cada um dos ocupantes de cada Cadeira da ACAL, que mergulharam, quase didaticamente, no universo dos personagens retratados.

Num clima de expectativa, dentre os que já tiveram acesso aos originais, há que diga tratar-se de uma obra digna de figurar em qualquer currículo escolar, pois, com ela, dar-se-á um mergulho na história de Cajazeiras, fazendo-se como que um passeio em torno dela.

O livro, com 524 páginas, devidamente ilustrado, foi editado pela Mídia Gráfica e Editora Ltda, sediada na Capital do Estado, e teve organização, revisão e editoração do Prof. Francelino Soares, Secretário-Geral da Acal, com layout da capa a cargo de Fábio Oliveira, criador da logomarca da Acal. Será vendido ao público ao preço de R$ 30,00.

Nas palavras do responsável pela edição, “o livro é uma visão de fatos ocorridos ao longo desses dois últimos séculos, englobando relatos históricos de personagens que fizeram a nossa história traduzida pelos personagens que, em Cajazeiras, ofereceram a sua contribuição ao nosso desenvolvimento, nos setores artísticos, científicos, culturais e literários, além de sociais, econômicos e políticos”.

Por sua vez, o Presidente da Acal, Francisco Sales Cartaxo, assim se manifestou: “A surpresa será o motor de enorme desafio: aprofundar o conhecimento que nós temos de nós mesmos. Esse desafio será mais instigante para professores e estudantes, além, é claro, para pesquisadores cajazeirenses. Todos passam a ter, a partir de agora, forte estímulo para mergulhar no estudo da história de Cajazeiras, graças a Acal e a esse livro que estamos lançando”.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *