Primeiramente quero deixar claro que minha iniciativa não tem caráter político, quero apenas contribuir com meus conhecimentos para que seja estabelecida a verdade é possamos conquistar esse tão sonhado aeroporto. Tentarei se o mais objetivo possível.

Nesta primeira parte, seguem alguns documentos para que se possa entender que a pista do aeródromo cuja classificação é PCN 6 tem baixa resistência no piso (asfalto) e média resistência no subleito “B”. Nas características do aeródromo consta:

6/F/B/Y/T 

  • 6: PCN número de classificação da pista: resistência da pista (asfalto) é baixa, equivale dizer que suporta aeronaves com no máximo 12 toneladas de peso com carga total= aeronave + carga + passageiros + combustível (suporta no maximo um Embraer Bandeirante EMB-110 para PCN 5) não suporta o Embraer Brasília EMB-120 (para PCN 7);
  • F: tipo de piso que pode ser rígido ou flexível, de CZ é flexível (asfalto betuminoso);
  • B: diz respeito à resistência do subleito (solo) do aeródromo em questão é média;
  • Y: diz respeito à resistência da pista correlação à pressão dos pneus das aeronaves, Y significa que é de baixa resistência, no máximo 1,00 MPa;
  • T: significa que a ANAC realizou aferição técnica in loco (teste de resistência na pista do aeródromo);

Além das limitações 6/Y, no referido aeródromo é proibida operações de aeronaves a jato como se observa no documento da ANAC em anexo. Ao contrário do que o governador diz “pousa jato”.

A ANAC jamais autorizará qualquer empresa a operar aeronaves acima do PCN 6 que ela aferiu ao aeródromo de Cajazeiras e Patos pois seria responsável em caso de acidente.

Agora veja por exemplo, o PCN (capacidade de resistência da pista) dos aeroportos, sim aeroportos de:

  • Juazeiro do Norte SBJU: PCN 32
  • Mossoró SBMS: PCN 31
  • Campina Grande SBKG: PCN 45
  • João Pessoa SBJP: PCN 42

Note-se que o aeroporto de Juazeiro e o de Mossoró possuem PCN próximo de 30 que é o PCN mínimo para poder operar jatos do tipo Boeing 737 (Gol) e Airbus A-319 e A320 (Latam, Avianca e etc.)

O aeródromo de Patos SNTS tem PCN 6, igual ao de Cajazeiras, porém Patos está um pouco pior, pois a resistência do subleito (solo) é “C” que significa baixa resistência.

Outro detalhe que pode ser observado é que para aeroporto a ANAC homologa e designa código OACI com letra “B” após a letra S ou seja, aeroporto de SÃO PAULO CONGONHAS SBSP, JOÃO PESSOA SBJP, CAMPINA GRANDE SBKG, MOSSORÓ SBMS, JUAZEIRO DO NORTE SBJU, NATAL SBSG, assim por diante. Já os simples aeródromos não podem ter o B como segunda letra após o S como aeródromo de Monteiro SIBY, Patos SNTS, Aeroclube de João Pessoa SNJO e finalmente Cajazeiras SJZA. Por isso há distinção entre aeroporto e aeródromo. Volto a afirmar: Cajazeiras tem um simples aeródromo e não aeroporto. O Estado da Paraíba tem apenas dois aeroportos: Campina Grande e João Pessoa.

Temos que ter em mente que, com estas características técnicas que o aeródromo de Cajazeiras possui, nenhuma empresa aérea maior e melhor estruturada como Azul, Gol, Latam e Avianca vai se interessar em operar em Cajazeiras pois, é óbvio, que a operação é tecnicamente inviável e mais ainda sabendo que a ANAC não a autorizará. Digo isso porque ouvi o governador dizendo numa entrevista que concedeu que o governo fez a parte dele e que não pode obrigar as empresas a operarem em Cajazeiras, chega a ser desonesto e injusto este tipo de discurso.

FÁBIO DANTAS É PILOTO COMERCIAL DE HELICÓPTERO E BACHAREL EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

1 Comment

  1. Avatar
    Diego Melo
    14/01/2018

    Bom dia,

    O funcionamento dos aeródromos de Cajazeiras e Patos são de grande importância para o interior da Paraíba, uma pena que ainda não oferece infraestrutura para o funcionamento de voos comercias. Mas ainda acredito numa aviação regional com aeronaves de menor porte como o Grand Caravan, o que acontece em grande parte da região norte e interior de Minas, para atender a demanda local e fazer o translado até os aeroportos de maior porte , e assim ser distribuído para outras regiões do Brasil por grandes companhias aéreas.

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