A Faisqueira do Gazeta

Coluna semanal do jornal Gazeta do Alto Piranhas

Pouco dinheiro    Desde que foi implantado o Plano de Cargos e Salários nas duas secretarias: da Saúde e Educação, a tendência da folha de pagamento é subir cada vez mais. No Sagres se observa professores do Ensino Básico I, contemplado com as promoções horizontal/vertical, já recebendo um salário de R$12.379,29, além de vários com mais de R$7.000,00/6.000,00. Isto significa, sem dúvida, o melhor salário na Paraíba da categoria.

Pouco dinheiro II  Daí, talvez, as dificuldades que vem enfrentando a administração pública em pagar os barnabés dentro do mês trabalhado. Tem como desatar este nó do aumento progressivo da folha? Alguns advogados dizem que sim, outros acham que não. Segundo o prefeito Zé Aldemir, só na área da saúde tem um déficit de cerca de 400 mil reais todo o mês, com relação aos repasses federais desta pasta. Nem Santo Expedito resolve, mas talvez ajoelhado nos pés de Bolsonaro e um deputado federal de prestígio o déficit seja zerado.

Pendurando as chuteiras  O vereador Neguin do Mondrean anunciou que vai “pendurar as chuteiras”. Declarou ainda que a câmara precisa renovar e que vai cuidar de seus negócios. O poder sempre “encantou” os homens, mas o que teria feito Neguin perder este encanto? Às vezes as decepções são mais fortes que a razão. O Distrito de Engenheiro Avidos não pode ficar sem um representante. Quem irá substituí-lo?

Alegria e tristeza   O prefeito de Cajazeiras, médico José Aldemir, ficou eufórico com a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado de suas contas referentes ao ano de 2017 e determinou uma ampla divulgação do fato, mas teve uma decepção quando o Ministério Público de Contas encaminhou parecer pela reprovação das do ano de 2018. Seus assessores afirmam que são apenas questões técnicas e que serão todas sanadas.

Quando setembro chegar   O governo da Paraíba estará inaugurando, em Cajazeiras, as obras iniciadas na gestão de Ricardo Coutinho programadas para o mês de setembro. A partir daí vamos aguardar as ações dos deputados Jeová Campos e Júnior Araújo junto ao governador João Azevedo, para novas conquistas para a cidade de Cajazeiras.

Aguardando   O prefeito Zé Aldemir está aguardando uma audiência com o governador João Azevedo, não só para um confronto de contas na área da saúde, mas principalmente para solicitar algumas obras de mobilidade urbana, dentre elas a abertura da Avenida João de Sousa Maciel, que dá acesso direto a Escola Técnica Estadual, às margens da Br-230.

Um nome esquecido  Cajazeiras comemorou neste último dia 01 de agosto 40 anos da criação do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande. O grande responsável por esse feito foi o Cônego Luis Gualberto de Andrade, que não tem sequer um nome de uma rua na cidade que ele dedicou toda a sua vida. Quanta ingratidão!

Um sonho?  O deputado estadual Júnior Araújo, em entrevista a uma emissora de rádio, alertou que Cajazeiras se ressente da presença de um filho da terra na Câmara Federal. As conquistas começam por um sonho. Com a base que o elegeu deputado estadual e mais outras áreas, quem sabe ele não se elegeria. Só em comentar já é um bom sinal. Lutar é preciso.

Casas Bahia   As grandes empresas de Varejo, na área de eletrodomésticos, móveis e eletrônicos estão ocupando espaços nas cidades acima de 60 mil habitantes. Depois do Magazine Luiza e das Lojas Americanas se estabelecerem em Cajazeiras, agora é a vez das Casas Bahia, que já está com o projeto pronto de uma grande loja na Rua Padre Manoel Mariano, centro da cidade.

Nos mesmos rastros   Ora, se está dando certo para as Lojas Americanas, Magazine Luiza e Armazéns Paraíba porque não as Casas Bahia? Cajazeiras agradece o aumento do número de novos pontos de trabalho e renda que vai ter com a chegada de mais uma loja na cidade. Quanto mais cabra mais cabrito.

Pensando no futuro   O vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, mandou o PT às favas e se filiou ao PMDB, com direito a fotografia ao lado do Senador José Maranhão. Dra. Paula defende o seu nome para ser o vice de Zé Aldemir em 2020, no projeto de reeleição. Esta mudança, com certeza, teve o aval dela e do prefeito Zé Aldemir, já que os dois são velhos amigos do ex-governador e senador Maranhão.

VIA GAZETA DO ALTO PIRANHAS

2 Comments

  1. Avatar
    Roberval Moreira
    05/08/2019

    Eu vou falar mais uma vez, não existe no sertão Paraibano uma cidade mais estratégica do que Cajazeiras, ela é o ponto que converge com várias cidades de quatro estados, não é atoa que vemos pessoas fazendo compras em cajazeiras de cidades como Icó CE, Várzea Alegre CE, Barro CE, Lavras da Mangabeira CE, Ipaumirim, Baixo, Orós, Limas Campos CE, e outras cidades do Ceará, e diversas cidades do. Rio Grande do Norte e Pernambuco, outra coisa a cidade de Cajazeiras está praticamente ligada a Sousa PB, e se somarmos a região de Cajazeiras e Sousa chegaremos a uma população de aproximadamente 400 mil habitantes e se somarmos com a população dos demais estados citados chegaremos a uma população de mais de 1 milhão de habitantes, portanto as casas Bahia é sabedora dessa informação esta investindo na terra do Padre Rolim,

  2. Avatar
    Antonio Nascimento
    06/08/2019

    Olha esse foi o comentário mais correto que eu já vi em toda minha vida, é verdade agente ver pessoas de Pau dos Ferros e outras cidade do Rio Grande do Norte e outras cidades do Pernambuco e juntamente com outras cidades já mencionadas pelo Roberval do Ceará, isso mostra o grande potencial que Cajazeiras tem para a implantação de grande empresas e industrias na terra do Padre Rolim, Cajazeiras com esse grande potencial ainda quase não explorado por falta de visão politica e empresarial de alguns Cajazeirenses que ainda vê a terra do Padre Rolim com apenas 62 mil habitantes, e não enxerga que muito próximo a nossa cidade tem uma grande população de outros estados aguardando Cajazeiras melhorar o seu comercio com grandes empresas e industrias para geração de emprego e produzir produtos para ser consumidos pela grande população, o mais interessante disso e que um empresário de nossa cidade talvez não sendo sabedor desse grande potencial de Cajazeiras ao invés de construir um grande shopping na sua cidade construiu em outra, não que a outra cidade não mereça, mas Cajazeiras tem muitos mais capacidade de ter um investimento de grande porte do que outras cidades do alto sertão devido a sua posição estratégica. E não tendo porque ainda o aeroporto de Cajazeiras não esta funcionando com linhas aéreas, e outras coisas como Hospital Universitário ainda não começou a sua construção. Devemos salientar que também a zona franca trará muito desenvolvimento a nossa região e demais estados e Cajazeiras com a sua posição estratégica e fator primordial para centralizar essa zona franca que para mim é o mais importante projeto que um politico desde do império teve para essa região tão sofrida que é o alto sertão Paraibano. Portanto a terra do Padre Rolim não tem ainda nenhum por cento de sua Capacidade de fator gerar desenvolvimento a população sertaneja explorada.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *