6º Batalhão de Polícia Militar comemora 24 anos de existência


coronel-cunha-rolim

O 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) comemorou 24 anos de fundação. No momento, a instituição militar é comandada pelo Tenente-coronel Cunha Rolim, que tem um enorme desafio, como ocorre com os demais oficiais e policiais militares e civil, em um momento em que a violência cresce e o crime está cada vez mais organizado em quadrilhas, além da droga que se espalhou por todo País.

Na última quarta-feira, dia 9, ocorreu um torneio de futsal entre equipes internas do Batalhão e das Companhias de São José de Piranhas e Uiraúna. A noite, acontece um culto na Igreja Batista de Cajazeiras, às 19 horas.

Ontem, quinta-feira, dia 10, aconteceu a Santa Missa na Igreja São João Bosco. Hoje, sexta-feira, dia 1, a partir das 9 horas acontece uma Sessão Especial da Câmara de Cajazeiras, no auditório do IFPB de maneira conjunta, com a solenidade militar que contará com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar na Paraíba, coronel Euller Chaves com entrega de medalhas e certificados de amigos do 6º BPM.

História – O 6º Batalhão de Policia Militar foi criado em 10 de setembro de 1991, por força do Decreto nº 14.085. Sediado na cidade de Cajazeiras, tendo em sua galeria de ex-comandantes os Coronéis QOC PM João Soares de Santana, Afonso Gomes de Carvalho, Romildo Henriques dos Anjos, Valderedo Borba de Sousa, João Pereira de Sousa, José Gomes da Silva, Wilde de Oliveira Monteiro, José Francisco Xavier, Fernando Antonio Soares Chaves, Vilson Dutra de Souza que fizeram a história do 6º BPM, tendo como atual comandante o Tenente-Coronel QOC José Ronildo Souza da Silva.

Inicialmente o 6º BPM tinha como responsabilidade a segurança de 28 municípios, distribuídos em 03 Companhias, quais fossem, 1ª CIA (Sede), 2ª Cia (Sousa) e 3ª Cia (Conceição). Vindo a 2ª Cia PM a passar à condição de Batalhão e denominar-se 14º Batalhão de Policia Militar, bem como a 3ª Cia foi vinculada ao 13º BPM, com sede em Itaporanga, desmembrando-se ambas do 6º BPM, ficou a unidade com a responsabilidade de dar segurança a 15 municípios, com uma área territorial de responsabilidade de 4.621 Km².

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *