[2009] Petrobras vai iniciar exploração de petróleo em Santa Helena


petroleo1

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA confirmou que a Petrobras vai começar os levantamentos sísmicos do tipo 3D (terceira dimensão), na Bacia Rio do Peixe, dia 25 de fevereiro, após um ano da assinatura do contrato da 9ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis – ANP.

Segundo a geóloga da SUDEMA, Maria do Carmo Medeiros, a Petrobras deu entrada em janeiro com o pedido de liberação da licença para explorar o lote leiloado que fica localizado no município de Santa Helena. Ela informou ainda que deu prioridade a esses processos de licenciamento por se tratarem de questões de extrema importância para a economia, respeitando todos os procedimentos de segurança, incluindo as normas vigentes do meio ambiente como, por exemplo, a entrega do plano de controle ambiental de sísmica terrestre por parte das empresas.

A Petrobras informou que vai iniciar os trabalhos no dia 25 deste mês (quarta-feira) e que uma equipe de geólogos já esteve no local fazendo a atualização e revisão geológica de campo. Após a investigação e testes do potencial da área que será executado este ano e a avaliação dos resultados destas pesquisas, a companhia decidirá pela perfuração de um poço exploratório, que deverá ocorrer provavelmente em 2010.

No leilão do dia 27 de novembro de 2007, a Petrobras arrematou um dos doze lotes leiloados na Bacia Rio do Peixe, no valor de 400 mil reais. A maior parte do bloco de 30 quilômetros quadrado pertence ao município de Santa Helena que tem aproximadamente 6 mil e 200 mil habitantes e PIB de 15 milhões, existindo lotes também em Triunfo e Sousa.

Maria do Carmo Medeiros também informou à imprensa, que outras duas empresas, Ral Engenharia e UTC Engenharia já receberam a liberação das licenças da SUDEMA para realizarem os testes sísmicos na Bacia do Rio do Peixe. Eles vão apontar com maior precisão onde está depositado o petróleo e o gás, em maior quantidade. A população da região do Vale do Rio do Peixe já estava perdendo as esperanças diante da demora dessas empresas em se instalarem na região. Agora essas esperanças foram renovadas.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS - ED 532 (20 a 26/02/2009)

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *