[2005] Reitor propõe criação de novos cursos em Cajazeiras

Das páginas do Gazeta do Alto Piranhas para a posteridade

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Fernandes Mariz, anunciou em Cajazeiras, no último dia 16, a possibilidade de criação de novos cursos no Campus local, com destaque para Medicina e Fisioterapia. O anúncio foi durante a solenidade de Colação de Grau de novas turmas de concluintes do Centro de Formação de Professores.

Para o reitor, Cajazeiras tem todas as condições de ser contemplada com os cursos de Medicina e Fisioterapia, mas alertou que é preciso uma forte mobilização de toda a sociedade. A proposta de implantação dos referidos cursos foi bem recebida pelos professores e toda a comunidade acadêmica de Cajazeiras.

Ouvido sobre o assunto, o atual diretor do Campus de Cajazeiras, professor José Maria Gurgel também manifestou otimismo, se comprometendo a fazer todos os encaminhamentos necessários nesse sentido. Segundo ele, além desses já citados, há, também, um interesse muito grande pela implantação do curso de Informática.

O diretor esclareceu que o Campus de Cajazeiras precisa preparar uma proposta de expansão para ser encaminhada à Reitoria da UFCG até o final deste mês, solicitando que os cursos sejam inseridos no plano de expansão da Universidade Federal de Campina Grande. Esse encaminhamento, segundo assegurou, será feito.

Atualmente, o Campus da UFCG de Cajazeiras já conta com o Curso Superior de Enfermagem e o Curso Técnico em Enfermagem. Com mais dois cursos na área médica, a cidade pode concretizar o sonho de ver instalada sua Faculdade de Medicina e se tornar um centro de referência nessa área.

Comércio

Nos meios comerciais e empresariais de Cajazeiras, há um forte movimento em favor da criação de um curso superior nessa área. Seria o Curso em Gestão do Varejo, destinado a empresários, diretores, gerentes e demais profissionais que atuam na gestão de negócios no varejo.

O professor José Antonio de Albuquerque, candidato ao cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial de Cajazeiras, garantiu que essa será uma de suas metas para dirigir a entidade. Segundo ele, Cajazeiras tem um comércio pujante e que consegue atrair público de várias cidades da região do Alto Piranhas e também de municípios do interior cearense.

De acordo com José Antonio, um curso nessa área vai oferecer subsídios teóricos, técnicos e metodológicos referentes a gestão do varejo, possibilitando a formação de profissionais versáteis e com mais visão empreendedora para o ramo de varejo.

Ele assegurou que já está encaminhando a discussão sobre a inclusão desse curso junto ao diretor do Campus, José Maria Gurgel. “Queremos que a proposta dos setores do comércio de Cajazeiras seja também incluída no pedido de criação dos novos cursos”, disse.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ED. 332 (22 A 28/04/2005)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *