[2001] Candidatura de Deca é pra valer

Das páginas do Gazeta do Alto Piranhas para a posteridade

O projeto do empresário José Gonzaga Sobrinho, o Deca (Atacadão Rio do Peixe), de entrar na política e ser candidato a deputado federal é consistente. Nos últimos 20 dias, Deca manteve, segundo informações de assessores e amigos, manteve quase 50 encontros, reuniões e audiências para discutir a conjuntura política paraibana e sertaneja e analisar as perspectivas de sua candidatura. Os encontros mais importantes teriam ocorrido com o ex e o atual prefeito de Cajazeiras, Epitácio Leite (PFL) e Carlos Antônio (PDT), respectivamente, com o prefeito de São José de Piranhas, Zezé de Né Gomes (PDT), e com o deputado estadual Wilson Santiago (PSDB).

Cercado de cuidados e planejando minuciosamente cada passo, como faz nos negócios, Deca já teria chegado a conclusão de que sua candidatura é viável e de que as principais lideranças da região estariam dispostas a apoiar suas pretensões de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças empresariais e comunitárias estariam decepcionadas com os candidatos apresentados e votados nas últimas eleições e conscientes de que a região deve ter seu próprio representante em Brasília.

Com o deputado Wilson Santiago, um antigo aliado, que também tem revelado seu desejo de ser candidato a deputado federal, Deca estaria tentando convencê-lo de que seu projeto tem mais chances de atrair o maior número de apoios nos municípios sertanejos e até unificar partidos, tendências e correntes diferentes. Na avaliação de assessores do titular do Atacadão Rio do Peixe, como deputado estadual Wilson Santiago está envolvido nas disputas eleitorais em diversos municípios da região, vai encontrar mais áreas de atritos e adversários sempre dispostos lembrarem antigas feridas. No caso de Deca, que nunca disputou eleições, entendem seus amigos que ele pode até unir situação e oposição em vários municípios da região do Alto Piranhas.

O ex-prefeito Epitácio Leite teria, segundo um amigo de Deca, manifestado o desejo de celebrar uma dobradinha política para a disputa das próximas eleições. Epitácio seria candidato a deputado estadual e Deca o seu candidato a deputado federal em Cajazeiras e Cachoeira dos Índios. Nem Deca e nem Epitácio confirmam os entendimentos. Sobre o encontro com o prefeito Carlos Antônio não foram reveladas maiores informações, mas acredita-se que as portas para um entendimento tenham sido abertas.

O empresário Deca Sobrinho deverá retomar as conversas de natureza política a partir da segunda quinzena de janeiro, quando voltará a região, de acordo com sua agenda de compromissos.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO 3 – ED. Nº 151 ( 7 A 13/01/2001)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *