O documentário cajazeirense sobre a vida e a obra de Zé do Norte


dvd_zenorte_lancamento_450x600

No Aniversário da Cidade, neste dia 22 de agosto, no ESPAÇO LEBLON, às 20:00 horas, um importante e justíssimo tributo à vida e à obra do cantor e compositor Zé do Norte, filho de duas terras: Bom Jesus e Cajazeiras, na Paraíba. Desta vez as histórias do poeta cantador, falecido em 1992, estão sendo contadas em vídeo através do documentário: Zé do Norte – 100 Anos de Sodade, idealizado e produzido pelo Projeto Resgate, sob a coordenação e pesquisa do professor Aguinaldo Rolim.

Tendo os professores Adalberto dos Santos e Aguinaldo Rolim como roteiristas, o documentário traz a participação especial do poeta e cantador Toninho Di Lita, filho de Zé do Norte, que corrige equívocos e desfaz alguns mitos em torno da biografia do pai.

Filmado nas cidades de João Pessoa, Recife, Bom Jesus e Cajazeiras, o documentário traz depoimentos de pessoas que chegaram a conviver em curto espaço de tempo com o artista, como Mariana Moreira e Gutemberg Cardoso, jornalistas a quem Zé do Norte prestou sua última entrevista nas Cajazeiras do Padre Rolim. Também participam do documentário o compositor Evandro Brito, o médico pernambucano Kleber Matias, autor da biografia Um tal de Zé do Norte, além do jornalista Antonio Vicente, autor da biografia Jackson do Pandeiro O Rei do Ritmo e dos professores e historiadores Chagas Amaro e José Antônio de Albuquerque. Ainda enriquecem o documentário: o maestro Milton Cabrinha – que analisa a obra musical do autor de Sodade, meu bem, sodade -, o folclorista Dr. José Alves Cardoso, pesquisador da música popular brasileira, e Ubiratan de Assis, teatrólogo, um nome de expressão na Arte de narrar e declamar poesias. A edição e autoração de imagens foram realizadas por James Gama e Salviano Gonçalves.

A produção e edição deste documentário Zé do Norte – 100 Anos de Sodade, através do FIC Augusto dos Anjos, é o ressarcimento da dívida da Paraíba e do Brasil com esse artista polivalente injustiçado e esquecido.

ASSESSORIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *